Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 14 de novembro de 2021

Confira o funcionamento de órgãos municipais durante feriadão


 

Devido ao feriado nacional em celebração à Proclamação da República (15 de novembro), as repartições públicas municipais terão atendimento suspenso na próxima segunda-feira. Escolas municipais, unidades da Prefeitura-Bairro, Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) também retomam o funcionamento na terça-feira (16). No entanto, os serviços essenciais serão mantidos, com operações especiais de fiscalização.

Para garantir o atendimento de saúde emergencial, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Samu funcionam 24h. Também estarão abertos neste feriadão (13 a 15) os Multicentros de Saúde Carlos Gomes, Vale das Pedrinhas, Liberdade e Amaralina, das 7h às 16h, para realização de exames, consultas e procedimentos médicos especializados.

Com o objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, durante o fim de semana e feriado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização nas ruas de Salvador. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, construção irregular e publicidade irregular. Para denunciar, a população deve entrar em contato com o Fala Salvador, no número 156.

Como serviço essencial da Prefeitura Municipal, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente em regime de plantão 24h. No feriado de 15 de novembro, equipes estarão de prontidão para atender as solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com o órgão, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Trânsito – No feriado da Proclamação da República, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito.

Equipes da autarquia estarão monitorando os locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela).

O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará monitorando o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período.

O setor de Defesa de Notificações não funcionará no dia 15 de novembro para o atendimento ao público. As notificações com previsão de vencimento nesse dia serão prorrogadas para a terça-feira (16). Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor ou recurso Jari nos dias em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá utilizar o meio on-line.

Transporte – A operação de transporte ocorrerá normalmente durante todo o final de semana. No domingo (14) e no feriado da segunda-feira (15), além da operação regular, haverá reforço de frota em toda a região da orla para a Operação Praia. Serão 16 linhas extras, além das que já operam regularmente. A frota dos amarelinhos que atendem a orla também será reforçada. Prepostos da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) estarão em pontos de grande movimentação para orientar os usuários e fazer os ajustes necessários para garantir o atendimento.

Os planos inclinados não funcionarão. Já o Elevador Lacerda funcionará das 7h às 19h. A Travessia Plataforma- Ribeira também funciona normalmente, operando em horário regular.

Segurança – A Guarda Civil Municipal (GCM) realiza ações rotineiras de patrulhamento preventivo, fiscalização dos equipamentos públicos, apoio à Transalvador diário nas blitzes da Lei Seca e apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) nas operações de ordenamento do comércio informal. Além disso, 50 agentes devem atuar na região da Barra, em conjunto com outros órgãos municipais e a Polícia Militar, para evitar aglomerações no local.

Salvamar – Atuando em todo o trecho de orla entre a praia de Jardim de Alah e Ipitanga, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) manterá uma média de 70 salva-vidas por dia. Os agentes atuam prestando orientações sobre os locais adequados para banho, buscando prevenir afogamentos.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) manterá o cronograma normal de coleta de lixo na cidade durante o período.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑