Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Dia da Gentileza | Mensagens e orientações permanentes da CCR Metrô Bahia


 Dia da Gentileza | Mensagens e orientações permanentes da CCR Metrô Bahia reforçam importância do tema


Além de atitudes cidadãs, a pandemia trouxe cuidados extras que devem ser adotados 


Todos os dias, milhares de pessoas utilizam o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. No ir e vir constante, muitas vezes a gentileza perde espaço para a pressa. E atitudes simples, capazes de transformar ambientes coletivos em lugares mais agradáveis e seguros, precisam ser reforçadas para que essa "corrente da empatia" seja permanentemente visitada. No Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, mensagens e orientações sobre a necessidade de comportamentos conscientes e cidadãos são reforçadas diariamente. 


A máxima "gentileza gera gentileza" faz parte também dos avisos sonoros emitidos já que, para a concessionária que administra o metrô baiano, a gentileza é um valor a ser garantido para todos os clientes. "Nosso papel, como empresa de mobilidade humana, é reforçar a importância da gentileza e de atitudes cidadãs todos os dias. São gestos importantes para nosso bem-estar e convivência com todos que nos cercam", destaca a coordenadora de Atendimento, Elisângela Bertolacci. 


Algumas orientações de atitudes cidadãs ajudam a colaborar com um ambiente de respeito para todos.


- Ceder o lugar para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida: mesmo sendo um direito garantido pela Lei Federal nº 10.048/2000, que assegura que idosos, gestantes, lactantes, deficientes — visual, auditivo, físico ou mental —, pessoas com crianças de colo e obesos têm preferência para usar os assentos, algumas pessoas ainda esquecem desse gesto simples.


- Usar fones de ouvido: ouvir música pode ser uma ótima distração durante a viagem, mas nem todos gostam do mesmo gênero musical ou querem ouvir som naquele momento. O uso dos fones de ouvido permite que cada um possa ouvir o que gosta sem atrapalhar o próximo.


- Deixar livre as entradas e saídas do trem: que tal guardar distância das portas de acesso dos trens, durante o embarque e desembarque? Apenas um movimento e você não prejudica a passagem das pessoas que usam o sistema junto com você. Isso pode evitar o atraso de outras pessoas.


- Ser educado com o próximo: palavras simples como "bom dia" ou "obrigado" podem mudar o dia de alguém. Pratique. E sempre que precisar se deslocar dentro do veículo, pedir licença, agradecer pelo assento cedido ou pedir desculpas em caso de "esbarrões" contribuem para uma viagem mais empática.


- Manter o ambiente limpo: ninguém gosta de estar em um ambiente sujo. E o papel de todos na manutenção de um ambiente limpo e confortável é fundamental. É importante lembrar que os terminais, estações, pontos de parada e acessos também fazem parte do sistema.


- Respeitar todas as diferenças: nosso país é muito diverso e sua população é um reflexo disso, com pessoas com as mais diversas características. O respeito é imprescindível, para todos os tipos de corpos, religiões, orientação sexual e posições políticas. Transporte público não é lugar para discriminação.


Importante destacar que, com a pandemia, algumas atitudes deixam de ser apenas gentileza e se transformam em cuidados essenciais na prevenção e combate ao Covid 19, como o uso da máscara, cobrindo o nariz e a boca, que é obrigatório. A higienização das mãos de forma frequente e os cuidados ao espirrar também são atitudes recomendadas pelas autoridades médicas. Mais do que nunca, se proteger e proteger as pessoas que estão ao redor também é um compromisso de todos.


 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑