Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Dia Mundial do Diabetes: saiba mais sobre a doença


 Diabetes: o que você precisa saber sobre a doença  


De acordo com a International Diabetes Federation (IDF), até 2040 serão mais de 23 milhões de pessoas vivendo com diabetes no Brasil. Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) divulgados em 2021 revelam que 12.054.827 sofrem com a doença no País, sendo que boa parte não tem conhecimento do diagnóstico.  


“Pessoas com diabetes devem manter o acompanhamento médico regular e fazer dosagem de hemoglobina glicada no mínimo duas vezes ao ano. Porém, em casos em que os valores de glicemia estão fora da meta terapêutica, o exame deve ser repetido até quatro vezes no período em paralelo a ajustes do tratamento. Uma ferramenta que auxiliou bastante durante a pandemia foi a possibilidade de realização de consultas via telemedicina. O acesso a orientações por meio digital trouxe benefícios, revelando que, dentro de determinados limites, é possível manter a atenção na saúde mesmo sem a consulta física”, explica o Dr. Pedro Saddi, endocrinologista do Grupo Fleury, detentor da marca Diagnoson a+ na Bahia. 

 

O ‘Dia Mundial do Diabetes’ ocorre todos os anos em 14 de novembro, data de nascimento de Frederick Banting, canadense que, juntamente com Charles Best, foi responsável pelo descobrimento da insulina. 


 


Diabetes e COVID-19  


Como sabemos, o diabetes é considerado um fator de risco para o desenvolvimento de casos graves de COVID-19, o que acendeu o sinal de alerta em quem tem a doença. Ao mesmo tempo, há também relato de pacientes infectados que desenvolveram diabetes mesmo já recuperados da COVID-19.  


Essa associação já é apontada em vários estudos, como o publicado no Diabetes, Obesity and Metabolism, em 27 de novembro de 2020*. Outros sugerem que o SARS-CoV-2 pode infectar as células do pâncreas, que produzem insulina. Ou seja, sugerindo um possível mecanismo para o vírus piorar a glicemia.  


Com a pandemia, o isolamento social e o aumento do sedentarismo, cresce também a necessidade de se atentar para os bons hábitos que podem contribuir para evitar ou controlar o diabetes. Entre eles estão: acompanhamento médico, exames em dia, alimentação saudável, redução do consumo de álcool, atividade física, controle do estresse e, claro, manter-se longe do cigarro.   


Mas, afinal, como a doença se manifesta?  


 


Saiba mais sobre o diabetes  


O diabetes mellitus é uma doença crônica na qual o corpo produz o hormônio insulina de maneira insuficiente e/ou não consegue utilizá-la adequadamente. A insulina é produzida pelo pâncreas e controla a quantidade de glicose no sangue, obtida por meio dos alimentos, como fonte de energia.  



Há diferentes tipos de diabetes:   


Tipo 1 – em sua maior parte, de origem autoimune, ocorre em qualquer idade, sendo mais frequente em crianças e adolescentes;   


Tipo 2 – mais comum em adultos, associado ao sedentarismo e excesso de peso;   


Diabetes Gestacional – níveis elevados de glicose no sangue que aparecem durante a gravidez e está associado a maior risco de complicações para a mãe e o filho, sendo que normalmente desaparece após a gestação, porém aumenta o risco de aparecimento da doença a longo prazo. 


Diferentemente do diabetes Tipo 1, em que ainda não há maneiras de se prevenir a doença, diversas pesquisas ao redor do mundo estabeleceram que a modificação do estilo de vida com realização de 150 minutos de atividade física por semana, alimentação saudável, controle do peso podem atrasar ou prevenir o aparecimento de diabetes Tipo 2.  


É bom destacar que o diabetes é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e obstrução arterial dos membros. 


 


Parceria Fleury e startup GlucoGear  


O Grupo Fleury tem parceria com a startup GlucoGear em um projeto de pesquisa que, utilizando inteligência artificial, procura validar um algoritmo personalizado de apoio a decisão clínica com objetivo futuro de otimização de dosagem de medicamentos e planejamento nutricional. 


“A parceria entre a GlucoGear e o Grupo Fleury traz um potencial de inovação na individualização das características clínicas das pessoas com diabetes, já que utiliza ciência de dados e inteligência artificial em direção à medicina personalizada e de precisão”, finaliza o Dr. Pedro Saddi, endocrinologista do Grupo Fleury.  


*Sathish T, Kapoor N, Cao Y, Tapp RJ, Zimmet P. Proportion of newly diagnosed diabetes in COVID-19 patients: A systematic review and meta-analysis. Diabetes Obes Metab. 2021 Mar;23(3):870-874 


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑