Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Estudo aponta Gil e Caetano como os que mais gravaram suas músicas


 Nos 100 anos do sambista Riachão, estudo aponta Gilberto Gil e Caetano Veloso como os que mais gravaram suas músicas

Ecad fez um levantamento especial em homenagem ao artista baiano que morreu no ano passado e deixou 108 músicas autorais cadastradas

Considerado um dos mais importantes sambistas do país, o cantor e compositor baiano Clementino Rodrigues, conhecido como Riachão, completaria 100 anos neste domingo, dia 14. O artista, no entanto, morreu em março do ano passado, de causas naturais, aos 98 anos. Em comemoração ao seu centenário, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial em seu banco de dados e constatou que Gilberto Gil foi o intérprete que mais gravou as músicas de Riachão até hoje, seguido por Caetano Veloso, que aparece na segunda posição ao lado de Coroné.

 

Gil e Caetano foram os artistas que gravaram, pela primeira vez, na década de 70, uma das canções mais famosas de Riachão: “Cada macaco no seu galho”. Essa foi, inclusive, a música de autoria do sambista mais tocada nos últimos 10 anos no Brasil.

 

Riachão tem 108 músicas autorais e 88 gravações com sua participação cadastradas no banco de dados do Ecad. Em relação aos seus direitos autorais, o sambista teve mais de 60% de seus rendimentos provenientes dos segmentos de Shows, Música ao Vivo e Carnaval, nos últimos 10 anos. Os seus herdeiros continuarão a receber esse pagamento por 70 anos após a sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98).

 

Ranking de músicas de autoria de Riachão mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)

 


Posição
Música
Autores
1
Cada macaco no seu galho
Riachão
2
Vá morar com o diabo
Riachão
3
Retrato da Bahia
Riachão
4
Marca da ferradura
Lourival dos Santos / Riachão
5
Baleia da Sé
Riachão
6
Por que você não me convida agora?
Riachão
7
Meu dia vem aí
Riachão
8
Vamos pular gente
Riachão
9
Eu queria ela (amor proibido)
Riachão
10
Saia rôta
Riachão

Fonte ECAD

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑