Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 20 de novembro de 2021

Projeto Nossa Arte promove aula inaugural


 Projeto Nossa Arte promove aula inaugural com exibição do documentário Cultura Raiz no Subúrbio Ferroviário de Salvador



O projeto NOSSA ARTE realiza aula inaugural neste sábado (20 de novembro), às 9h, no Lar Pérolas de Cristo, em Coutos. Na ocasião, alunos, professores e convidados irão assistir  ao documentário Cultura Raiz, que conta a história do Subúrbio Ferroviário de Salvador, por meio das manifestações artísticas e culturais de São Tomé de Paripe, Praia de Tubarão e Alto do Tororó. Na sequência, todos vão conhecer as atividades e o percurso formativo do projeto. 



O documentário Cultura Raiz , que será exibido na aula inaugural, já faz parte dessa história que vem se fortalecendo com a realização anual de projetos de natureza cultural na parte mais distante do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com  ciclo de 10 (dez) oficinas artísticas, o NOSSA ARTE acontecerá ao longo de 4 (quatro) meses e resultará em um espetáculo multi-linguagens, que está previsto para acontecer no início de abril de 2022, também no Lar Pérolas de Cristo.



Segundo Paulo Benevides, um dos coordenadores do projeto: "esse é o momento de materialização de um projeto que vem sendo construído há quase dois anos. E a adesão da comunidade nas oficinas é um dos nossos principais objetivos, que foi alcançado e será celebrado durante a aula inaugural”.



Para Amauri Moraes, que também coordena o projeto, “o NOSSA ARTE surgiu a partir do desejo dos nossos parceiros em somar esforços na realização de mais um projeto de impacto social na região. Estamos construindo uma história de confluência artística, empreendedora e cidadã na comunidade”.


Todo o projeto acontece e é destinado à região mais distante do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que é São Tomé de Paripe, Praia de Tubarão e Alto do Tororó. Todas as oficinas terão aulas práticas voltadas ao desenvolvimento de produtos artísticos, valorizando a cultura do território em que estas pessoas estão inseridas, já que as inscrições vão priorizar moradores dessas localidades. “O projeto é uma espécie  de espelho que faz com que a comunidade olhe para si, permitindo que este grupo protagonize a experiência porque serão representadas narrativas artísticas criadas por pessoas  da região, sobre seus repertórios de experiências vivenciadas lá”, sintetiza Amauri Morais, também coordenador do projeto.


As 10 oficinas oferecidas (artesanato, pintura, folclore, música, teatro, capoeira, dança, audiovisual, fotografia e literatura) serão ministradas, inclusive, por professores que moram e/ou cresceram no subúrbio ferroviário, assim como a maior parte da equipe de produção do projeto é contratada entre os moradores destas regiões, com o objetivo de também deixar um legado de profissionalização na região.


O NOSSA ARTE tem patrocínio da M. Dias Branco e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com a Enter Projetos Socioculturais e Esportivos e a Propono Consultoria Cultural.



Serviço 


Aula Inaugural do projeto NOSSA ARTE


Data/Hora:  20 de novembro de 2021, 9h


Local: Lar Pérolas de Cristo (Rua da Fraternidade - Coutos) 



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑