Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Quem Ama Cuida: O verdadeiro milagre da limpeza

 


O verdadeiro milagre da limpeza, afinal higiene também é uma questão de saúde!


Navegando pela internet, encontrei um poderoso aliado da dona de casa, ou melhor, o verdadeiro “mil e uma utilidades”: O vinagre branco. Isso mesmo. Além de BBB (bom, bonito e barato), ele é o BAM BAM BAM da limpeza. E o melhor: não estraga as mãos. Não é uma maravilha?

Muito utilizado na culinária pra preservar alimentos (como conservas), como tempero nas saladas, para higienização de frutas e verduras, limpeza do frango, entre outras aplicações, o vinagre branco atua também na limpeza da casa (exceto em mármore e granito), pois ele desengordura, desinfeta, esteriliza, remove manchas em paredes e em roupas, tira cheiro, é antimofo, bactericida, e dá brilho em metais, louças, cerâmicas e vidros. De acordo com o engenheiro químico Ronel Melo, isso se dá pela alta concentração de ácido acético em sua composição química, substância essa que está presente na maioria dos produtos de limpeza. O vinagre branco de álcool é o mais indicado na limpeza por ser neutro, não contendo corantes nem aromas de frutas presentes nos demais vinagres.

Veja abaixo algumas dicas para o seu uso:
 
Ø  Para limpeza de paredes
Para remover manchas sobre a pintura como rabiscos, marcas de sapato, marcas de móveis, etc., fazer uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água morna. Esfregar sobre as manchas com um pano macio até elas desaparecerem.

Ø  Para eliminar odores de urina e fezes de animais
Depois de remover os resíduos, limpar o local com pano embebido em solução com 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre branco. Depois aplique um pouco de vinagre branco puro no local e deixe secar normalmente.

Ø  Para limpeza de mofo em rejuntes
Aplicar nos rejuntes dos azulejos da cozinha e do banheiro uma boa quantidade de vinagre puro, com uma escova de dente velha. Deixar agir por 2 horas e depois lavar com água e sabão.

Ø  Para eliminar manchas de roupas
Misturar em um borrifador, a mesma quantidade de vinagre e de água. Borrifar sobre as manchas e na posição das axilas antes de colocar para lavar. Depois é só lavar normalmente. Na máquina também deve colocar uma xícara de vinagre branco de álcool puro, que substitui o amaciante de roupas no enxágue e conserva as cores em tecidos. Retira também o amarelado de peças brancas guardadas por muito tempo.
                                                                                        
Ø  Para eliminar cheiro de mofo
Esvaziar o armário e deixar uma bacia com vinagre branco puro por uma noite inteira. No dia seguinte, limpar todo o armário com um pano umedecido em água.

Ø  Para remover sujeira de panelas de alumínio, inox ou teflon.
Colocar água e 4 colheres de sopa de vinagre branco dentro da panela e levar ao fogo para ferver. Deixar esfriar e lavar novamente.

Ø  Para remover gordura e dar brilho nos copos
Mergulhar os copos em uma bacia com água e algumas gotas de vinagre branco. Deixar por cerca de meia hora e depois lavá-los com detergente.

Ø  Para remover sujeira e desengordurar a lava louças
Coloque uma xícara de chá de vinagre branco no recipiente interno e inicie um ciclo de pré-lavagem.

Ø  Para remover sujeira e desengordurar o forno e o fogão
Deixe um pouco de vinagre branco sobre a gordura do forno, fogão, ou frigideira por uns 15 minutos antes da limpeza. Depois esfregar com esponja e detergente. .Os queimadores e demais peças podem ser lavados com água, detergente e um pouco de vinagre para desengordurar.

Ø  Para eliminar odor nos ralos
Colocar a mistura de 1/2 xícara de chá de vinagre branco com 1/4 de xícara de chá de bicarbonato. Cobrir o ralo e deixar agir por alguns minutos.

Ø  Para acabar com as mosquinhas das frutas
Colocar um pequeno prato de vinagre branco ao lado da fruteira.

Ø  Para limpeza em geral
Preparar uma solução com 2 partes de água e 1 parte de vinagre branco de álcool em uma embalagem plástica de 1 litro reutilizável vazia e limpa (de desinfetante, amaciante, sabão líquido, etc.) e usar conforme a necessidade para limpar dentro de armários (ex: da cozinha); geladeira; micro-ondas; vidros das janelas; azulejos; box de banheiros; espelhos (de cima pra baixo com camiseta velha, papel toalha ou esponja); pia; vasos e metais dos banheiros (se necessário pode usar detergente também); lavar tapetes e carpetes (esfregar com escova – elimina bactérias, deixa as cores mais vivas e remove manchas); eliminar odores em cinzeiros, etc.

Ø  Para limpar e dar brilho no chão
Misturar 1 litro de água com 1 xícara de vinagre branco. Passar o pano com essa solução em cerâmica, taco ou tabuado (madeira).


E assim, com o poderoso vinagre branco podemos substituir um monte de produtos de limpeza industrializados, por uma solução caseira, mais barata, que não estraga as mãos, não faz mal à saúde e nem agride o meio ambiente. Fica a dica.


Até a próxima!
Éli Castro

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑