Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Volume de energia furtada na Bahia seria capaz de abastecer todo o município de Salvador durante um mês


Neoenergia Coelba vem intensificando as ações de combate às ligações clandestinas e alcançando resultados recordes.


As operações de combate ao furto de energia realizadas pela Neoenergia Coelba vêm apresentando resultados históricos em 2021. De janeiro a setembro, a distribuidora recuperou 264,2 milhões de KWh de energia, o que seria suficiente para abastecer mais de 2,2 milhões de residências ou toda a capital baiana durante um mês. O número é cerca de 31% maior do que o registrado no ano passado.  De julho a setembro foram recuperados 107 milhões de KWh, energia capaz de abastecer Feira de Santana, terceira maior cidade do estado, durante três meses. Este foi o maior volume de energia recuperada em apenas um trimestre da história.  


A distribuidora também alcançou um resultado recorde no recorte mensal. Em agosto, pela primeira vez, o volume de energia recuperada em apenas um mês atingiu 40 milhões de KWh. Estes números refletem a intensificação do combate ao furto de energia pela Neoenergia Coelba. Desde janeiro, a distribuidora já realizou aproximadamente 280 mil inspeções, cerca de 100 mil a mais do que no mesmo período do ano passado.   


Além das inspeções, a distribuidora também modernizou o seu parque, substituindo mais de 283 mil medidores. Esta iniciativa permite que a concessionária reforce o monitoramento e controle do consumo, evitando desvios. Também foram encontradas 85.340 irregularidades em todos os segmentos de unidades consumidoras.   


Para alcançar o resultado histórico, a distribuidora vem diversificando a sua atuação e realizando operações em todas as regiões da Bahia. No Oeste, em apenas uma operação, foram recuperados 10 milhões de KWh em fazendas produtoras de algodão e soja e em comércios de São Desidério. No Sul, a Neoenergia Coelba realizou uma megaoperação que identificou 132 irregularidades em quatro municípios da região. Já no Norte, três pessoas foram detidas e podem responder pelo furto de energia em Sobradinho.   


Algumas operações também contam com apoio policial. Nos três primeiros trimestres do ano, foram realizadas 75 operações em parceria com a Polícia Civil e Militar, que resultaram na condução de nove pessoas à delegacia para prestarem os esclarecimentos necessários. A Neoenergia Coelba reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão. 

  


Denúncias  


Além de ser ilegal, os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Coelba reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima no site da distribuidora (www.neoenergiacoelba.com.br), na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade.  


Sobre a Neoenergia Coelba - A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).  

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑