Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Ações em Salvador lembram Dia Mundial de Luta contra a Aids



 Ações em Salvador lembram Dia Mundial de Luta contra a Aids

 

Foto: Bruno Concha/Secom

Nesta quarta-feira (1°) acontece o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em alusão à data e como um alerta para que a população se previna, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover uma série de atividades durante o mês de dezembro. A programação vai contar com ações de testagem, atividades de prevenção e iluminação de monumentos, dentre outras atividades.

A partir desta quarta, o Elevador Lacerda e o Farol da Barra serão iluminados em vermelho em alusão à campanha de prevenção à Aids. A ideia é que a iluminação cênica possa ser um lembrete para a população para se manter em alerta com a doença.

No próximo sábado (4), das 8h às 12h, a Estação da Lapa receberá uma programação especial envolvendo testagem de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de serviços como aferição de pressão arterial, orientação em saúde e bioimpedância – exame que avalia a porcentagem de massa e gordura corporal. A atividade será realizada através de uma parceria com o centro médico Três Elementos.

A coordenadora do Programa de DSTs da Prefeitura, Daniela Cardoso, contou que haverá ainda distribuição de insumos durante o mês, a exemplo de camisas aos trabalhadores de saúde para sensibilização do tema. Já os serviços especializados farão atividades específicas de prevenção e diagnóstico.

Daniela destacou ainda que o público na faixa etária de 16 a 24 anos é o que mais se contamina com o vírus. “É muito importante alertar a população sobre a epidemia da Aids, pois pouco se fala dela, a não ser em datas específicas. E, principalmente, os jovens têm deixado a prevenção de lado, e é justamente nessa faixa etária que temos mais pessoas contaminadas com o vírus HIV. Junto a isso não podemos deixar de falar das outras ISTs, que acabam por vulnerabilizar ao HIV/Aids”.

Apoio institucional – As ações de combate à Aids no município do Salvador são uma constante, ressalta a coordenadora, lembrando que Salvador possui três serviços de atenção especializada em ISTs. São eles o Marymar Novaes, no Dendezeiros; São Francisco, em Nazaré; e o Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae), na Liberdade.

Quem possui o vírus HIV pode ter acesso aos serviços tanto por encaminhamento da rede de atenção primária ou por demanda espontânea. Basta comparecer a um dos postos com o documento de identidade, comprovante de residência e o Cartão SUS para fazer uma consulta médica e, em seguida, fazer os exames e procedimentos necessários.

Mobilização – O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a adoção da data ocorreu a partir da Constituição Federal de 1988, e envolve os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

A Aids – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, em inglês – é o estágio mais avançado da doença provocada pelo vírus HIV, que enfraquece o sistema imunológico e permite que outras doenças causem complicações e levem o paciente à morte. O vírus é transmitido principalmente através de relação sexual sem proteção e de compartilhamento de objetos perfurocortantes contaminados. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑