Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Castramóvel realiza mais de 16 mil castrações de animais em 2021

 


A Diretoria de Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contabilizou 16,6 mil animais, entre cães e gatos, castrados na capital baiana, em 2021, através do serviço de castração itinerante oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Salvador, o Castramóvel.  No período, o procedimento foi disponibilizado em oito bairros da cidade: São Cristóvão, Piatã, Sussuarana, Pau da Lima, Pirajá, Paripe, Águas Claras e Cassange.

 

“Temos uma programação para o primeiro semestre de 2022, a começar pelo Centro Histórico, já a partir da primeira semana de janeiro”, disse a diretora da Dipa, Tainara Ferreira.

Ela alertou que o número de castrações deste ano poderia ter sido maior, o que não ocorreu devido à quantidade expressiva de tutores de animais que agendaram a cirurgia, mas não compareceram ao compromisso marcado. 

Tainara explicou ainda que, em função dos cuidados pós-operatórios demandados pelo animal castrado, o procedimento é realizado apenas por intermédio dos tutores, motivo pelo qual os animais abandonados não são atendidos por esse serviço.

“A castração estende a vida do animal, reduz sua agressividade, realiza o controle populacional e previne doenças, como tumores nas gatas e cadelas. Animais saudáveis, com idade entre 6 meses e 5 anos, podem ser castrados sem problemas” explicou a diretora. 

O agendamento gratuito da castração pode ser feito através do e-mail dipa@gmail.com, ou presencialmente, na unidade do Castramóvel localizada na Rua São Paulo, 145, no bairro de São Cristóvão. Em ambos os casos, o tutor do animal deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑