Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 9 de janeiro de 2022

Acelera IAÔ vai atender mais de mil Afro Empreendedores baianos



O projeto da Fábrica Cultural será com show de Margareth Menezes

 

Uma das maiores iniciativas criadas para capacitar empreendedores negros na Bahia, o Acelera Iaô será lançado no dia 12 de janeiro, às 18h30, no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador. O programa vai promover, qualificar e apoiar o desenvolvimento de cerca de 1500 empreendimentos negros baianos. A cerimônia contará com show da cantora e ativista Margareth Menezes, fundadora e presidente da Fábrica Cultural, organização social que realiza o Acelera Iaô.


O programa de apoio a afro empreendedores baianos conta com o patrocínio do Grupo Carrefour Brasil. A empresa vem atuando no combate à desigualdade racial no país, com foco em quatro frentes de trabalho: o empreendedorismo, a educação, a empregabilidade e o combate à discriminação. 



“O nosso foco é fortalecer instituições e fomentar o empreendedorismo negro, atuando com entidades que já possuem ações sólidas e sérias, nessa frente. Sabemos que a Fábrica Cultural tem um trabalho social extremamente importante no estado mais negro do país e, mesmo assim, carece de apoio de empresas privadas. Queremos, através deste patrocínio, colaborar com esta organização e potencializar negócios de pequenos afros empreendedores”, declarou Lúcio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.  


O estímulo à autonomia e a geração de renda são alguns dos propósitos do programa, que também fomenta a educação empreendedora afro centrada, a economia criativa e a comunicação digital. Neste sentido, o Programa atuará na formação de empreendedores em setores estratégicos através de oficinas para os cinco segmentos da economia criativa: moda, gastronomia, artesanato, música e serviços criativos.


O Lançamento do Acelera Iaô reunirá afros empreendedores, artistas e parceiros da Fábrica Cultural no fortalecimento da cadeia produtiva autônoma da Bahia. Na ocasião, também haverá mostra de empreendedores da Rede Iaô de Economia Criativa, assim como, apresentação artística cultural. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador.


Para mais informações sobre o evento, basta acessar o fábricacultural.org.br.

 

FÁBRICA CULTURAL

A Associação Fábrica Cultural é uma organização social fundada há 15 anos pela cantora e ativista Margareth Menezes, que vem promovendo a transformação social por meio de ações que articulam educação, cultura e sustentabilidade. Em 2010, a história da instituição foi marcada pela experiência de criar um núcleo produtivo de moda e artesanato na Península de Itapagipe, em Salvador. Esta ação transformou as vidas de centenas de empreendedores locais, especialmente mulheres.


Hoje, a instituição está estabelecida em um casarão histórico na região, que é conhecida pelos seus atrativos naturais, culturais e pelas desigualdades sociais. Por meio de metodologia própria, a Fábrica Cultural intervêm nesse cenário e expande sua atuação para toda Bahia por meio de ações de qualificação e geração de renda junto a jovens, adultos, associações e grupos produtivos em atividades inscritas no universo da economia criativa.


Além do Acelera Iaô, a Fábrica Cultural faz a gestão de outros projetos direcionados aos empreendedores baianos como Artesanato da Bahia, Mercado Iaô, Rede Iaô e o Benfeitoria.

Informações: https://fabricacultural.org.br/.    

 

SERVIÇO

Lançamento do Programa Acelera Iaô

Data: 12 de janeiro (Quarta-feira)

Hora: 18h30

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha – Rua do Couro, s/n – Barroquinha. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑