Projeto Verão Costa a Costa encerra sua passagem por Ilhéus com muito esporte e cidadania
O projeto Verão Costa a Costa finaliza sua etapa em Ilhéus deixando muitos frutos de incentivo ao esporte, lazer e cultura para a população local.
O domingo começou chuvoso em Ilhéus, mas isso não atrapalhou o segundo dia do projeto Verão Costa a Costa na Princesinha do Sul. O evento, que trouxe para a cidade uma ampla arena com variadas estruturas de entretenimento e esporte para o público, montada na praia do Malhado, Litorânea Norte de Ilhéus, iniciou o domingo com as competições de futevôlei e beach soccer logo cedo.
Ainda pela manhã a chuva foi dando espaço ao sol, que saia para abrilhantar ainda mais o evento, e assim seguiu pela tarde, permitindo que crianças e jovens aproveitassem atividades ao ar livre como o arvorismo, escalada, bang trampolim, entre outras. O arvorismo era um dos mais disputados, com uma pequena estrutura montada, a criança tinha a oportunidade de desafiar seus medos e experimentar novas experiências ultrapassando obstáculos suspensos. A segurança foi imprescindível durante todo o evento. Em todas as estações de entretenimento estavam sempre presentes um técnico responsável, além de todo o equipamento para garantir uma boa experiência durante as atividades. A segurança durante o evento também era facilmente sentida, com a presença e apoio da Polícia Militar da Bahia, e da Guarda Municipal de Ilhéus.
O espaço Kinect Dance, montado para aulas de dança dentro da arena do Verão Costa a Costa, também foi concorrido durante o domingo. Crianças, jovens e até adultos se arriscavam nos passos seguindo os movimentos da professora Vanusa Costa dos Santos, responsável pelo espaço.
“É gratificante trazer saúde e alegria para as crianças que gostam de brincar. É bom que os pais tragam para um lazer, eles trabalham, ainda tem a pandemia e é uma forma de aproveitar a infância e não ficar só na frente do celular, não é? Aqui eles se divertem e podem fazer outros tipos de atividades. Eu me sinto honrada de estar aqui, inclusive trouxe também as minhas filhas para aproveitarem.” Contou Vanusa.
Um dos pontos mais emocionantes do último dia da etapa Ilhéus do Verão Costa a Costa foram as finais de beach soccer, onde competiram times masculinos e femininos. Com jogos muito disputados, os jovens atletas se empenharam na busca pelo título, sempre motivados pelos seus técnicos, que à beira da quadra incentivavam seus jogadores a todo momento.
Ébano Tavares, coordenador do beach soccer de Ilhéus falou um pouco sobre a importância do esporte como agente transformador na vida desses jovens.
“Esse evento de beach soccer no Costa a Costa e também no campeonato baiano serve para educar o jovem, ocupar a mente, porque esporte é cidadania, é saúde. Estamos no segundo Costa a costa que leva muita alegria no bairro do Malhado, na Zona Norte, esperamos agora fazer na Avenida Soares Lopes, que é o principal cartão postal de Ilhéus. Eu fico muito alegre, muito feliz, que o beach soccer, que é um esporte oficial, esteja presente no evento. A cidade tem muito carisma, e tem muitos locais de praia para serem utilizados, é o maior litoral, 100 Km das praias históricas.”
A final feminina de beach soccer contou com a presença de grande torcida, que de olhos atentos acompanhava a disputa entre os times Vila Cachoeira e Tigres. Nessa etapa quem levou a melhor foram as meninas do Tigres. Letícia, de 16 anos, é zagueira e capitã do time campeão, e contou um pouco sobre a participação no projeto Verão Costa a Costa e a sensação de vencer.
“Jogo há muito tempo em campo e na areia (beach soccer), é meu terceiro ano participando do Verão Costa a Costa, e é muito importante para mim. É uma competição muito importante onde eu apareço em vários lugares, e as pessoas começam a ver meu esforço, meu talento no time. A gente vem treinando bastante com coragem, com raça e força. E eu agradeço por tudo, principalmente meu treinador que me ensinou muitas coisas, e eu estou aqui hoje por causa dele. Então é muito importante participar de um evento Verão Costa a Costa”.
O Verão Costa a Costa não para por aqui. Depois de passar pela cidade de Prado e Ilhéus, agora o projeto segue levando suas atividades para Camamu nos próximos dias 12 e 13 de março. E encerra o calendário com sua última etapa na cidade de Valença, nos dias 26 e 27 de março, incentivando o esporte, promovendo novas experiências para crianças e jovens ao saborearem novas modalidades, e fortalecendo a agricultura familiar e a economia solidária nos municípios por onde passa.
O projeto Verão Costa a Costa é promovido em parceria com a Litoral Esporte, com patrocínio da Neoenergia Coelba, através do programa FazAtleta – Governo do Estado da Bahia. Além das Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport), Federação Baiana de Esportes Radicais e de Aventura (Febera) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE).
0 comentários :
Postar um comentário