Manejo da Lagoa Busca Vida terá primeira audiência pública neste sábado, 28 de maio, às 08h30, no Bahia Plaza Hotel, em Camaçari
Acontece neste sábado, 28 de maio, às 08h30, no salão de eventos do Bahia Plaza Hotel, em Camaçari (BA), localizado no Condomínio Busca Vida (CBV), a primeira audiência pública sobre o manejo da Lagoa Busca Vida. O evento tem como um de seus objetivos revelar as causas da eutrofização deste ambiente, um processo que ocorre quando um corpo d'água recebe uma grande quantidade de efluentes com matéria orgânica enriquecida com minerais e nutrientes que induzem o crescimento excessivo de algas e plantas aquáticas, muitas delas invasoras. A audiência é promovida pela Comissão Ambiental do CBV que, desde 2019, deu início aos estudos sobre a lagoa.
Com recursos próprios, originados do fundo de contribuição ambiental dos moradores do CBV, a primeira etapa dos estudos técnicos foi concluída e os resultados preliminares vão ser apresentados neste encontro à comunidade e aos principais órgãos da Administração Pública, Secretaria de Meio Ambiente e Ministério Público Estadual.
Além dos estudos já realizados, serão apresentados os resultados da execução da morfometria (levantamento aerotopográfico para obter dados sobre área, relevo, superfície e volume do corpo d'água), os resultados da primeira campanha de limnologia (estudo científico das extensões de água doce, como lagos e rios, incluindo, com respeito às suas condições ou aspectos biológicos, como zooplancton e fitoplancton, químicos, físicos, meteorológicos) e o plano-piloto de manejo. Haverá também um espaço de participação para a apresentação de perguntas e respostas dos presentes, com esclarecimento de dúvidas e sugestões.
Lagoa Busca Vida vem sofrendo com alterações humanas e climáticas
Espécies invasoras vêm tomando o espaço da Lagoa Busca Vida
Estudos sobre o manejo da Lagoa Busca Vida vêm sendo conduzidos pelos ambientalistas desde 2019.
0 comentários :
Postar um comentário