Foto: Bruno Concha/Secom
O bairro do Dois de Julho foi escolhido para abrigar a escultura Sinfonia das Flores, que será entregue pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com o Projeto Sinfonia das Flores. A ação acontece nesta quinta-feira (5), às 16h na Praça Inocêncio Galvão. No ato, estarão presentes os secretários da Secult, Fábio Mota; e de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Kaio Moraes, além do artista plástico Menelaw Sete, responsável pela obra artística.
A peça é uma homenagem de Menelaw Sete ao bairro e foi produzida tendo como referência a história da localidade. Com três metros de altura e feita a partir de peças em ferro reciclado, o monumento chama a atenção pelas cores e desenhos de flores e pássaros típicos da Mata Atlântica, e dos índios, primeiros habitantes do Brasil e cujos registros comprovam que residiram na localidade.
Para o secretário Fábio Mota, esse projeto artístico-cultural traz valorização, reconhecimento, conscientização e interação do espaço. “Arte é vida, e sem dúvida essa escultura vai trazer ainda mais vida e alegria para o Dois de Julho”, ressaltou. Como parte da entrega, também será realizado no bairro uma oficina de pinturas com idosos e crianças do local na Escola Municipal Permínio Leite.
Com 35 anos de arte, Sete vem atrelando oficinas de arte com expressões artísticas no Brasil e no exterior. Para o artista, a realização desse projeto tem sido algo muito especial, já que possui grande relação afetiva e de identidade com o bairro, onde transita desde criança, tem casa, e já realizou diversas oficinas de pinturas, fruto de um projeto que mantinha na localidade.
A ação conta com apoio cultural da Associação dos Moradores (ACLAJ) do Largo 2 de Julho, de Salvatore Dimino, um dos idealizadores do Projeto Cultural Gemellagio. No ano de 2001, Salvador tornou-se cidade gêmea de Sciacca, na Itália.
0 comentários :
Postar um comentário