SPMJ promove palestra sobre Maio Laranja para guardas municipais
Fotos: Bruno Concha/Secom
A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu, na manhã desta terça-feira (10), uma formação na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev) e apoio da Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu), voltada para alunos e veteranos do quadro de agentes. A iniciativa faz parte do Maio Laranja, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na ocasião, a coordenadora da Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, relembrou toda a rede de proteção, os eixos de garantias de direitos, além de promover uma dinâmica em sala mostrando como seria um atendimento durante abordagem nas ruas. A gestora lembrou que a GCM tem um trabalho importante no processo de garantia de direitos em Salvador.
“Aqui nós formamos mais uma equipe para defender crianças e adolescentes dos abusos. Neste mês de maio trabalhamos a temática que, na verdade, é discutida durante todo o ano, inclusive nos megaeventos. Temos uma preocupação com o tema por causa do trabalho infantil e outros tipos de violação”, declarou Dinsjani.
Para o coordenador do Cprev/GCM, James Azevedo, a atividade reforça o conteúdo na área de Direitos Humanos. “Isso ressalta a importância do olhar sensível do guarda para atuar com público de vulneráveis, especialmente crianças e adolescentes. Com essa capacitação, eles vão perceber e saber como se portar em possíveis casos”.
O agente Ronaldo Silva faz parte da Cprev e, além de assistir à formação, também deu seu depoimento aos presentes. “Muitas vezes estamos nas ruas e ficamos preocupados com certas violações de direitos. Temos que estar atentos e preocupados, já que para nós é mais fácil a percepção, em razão do trabalho no dia a dia”.
0 comentários :
Postar um comentário