O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), deu início nesta segunda-feira (06), a campanha “Violência contra a pessoa idosa é crime e você deve ajudar a combatê-la; Respeite, Proteja e Denuncie”, de combate à violência contra o idoso. A ação acontece em parceria com o Shopping da Bahia, Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEPI) e do Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos (CEPDH).
A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre situações de violência doméstica ou ameaça de morte enfrentadas por pessoas idosas. Até o próximo dia 15 de junho estão sendo feitas ações de mobilização na área do centro comercial com exposição dos materiais informativos, divulgação dos canais de denúncia e alerta da sociedade para a temática.
“Essa ação é um despertar para a sociedade, a fim de que todos percebam que essa violência existe e acontece, às vezes, mais perto do que a gente imagina. A violência contra o idoso se apresenta em diversas formas, seja ela física ou moral precisa ser combatida em todos os lugares”, destacou a coordenadora de Articulação de Políticas para Pessoa Idosa da SJDHDS, Lúcia Mascarenhas.
Mariana Barbosa, estudante de Enfermagem, passeava pelo local e ficou admirada com a campanha. Ela que escolheu uma profissão em que cuidará da saúde do próximo, relatou a importância de ações de conscientização como essa.
“Esse tipo de ação é muito importante, porque os idosos em diversas situações devido a idade, tornam-se indefesos e precisam ser protegidos, esse é um papel de toda a sociedade”, pontuou.
“Hoje nós ainda somos considerados jovens, mas temos a perspectiva de um dia nos tornar idosos também, então sempre devemos nos colocar no lugar do outro. Ninguém gosta, nem merece ser destratado ou agredido”, afirmou a operadora de telemarketing, Aiala Pereira, que também passeava pelo shopping e se interessou pelo tema.
A ação ainda contará com diversas atividades culturais como apresentações do Coral do Idoso das Obras Sociais Irmã Dulce e performances de dança.
0 comentários :
Postar um comentário