Difícil alguém não ter ouvido falar ou não ter se encantado pelo Porcelanato Líquido, não é mesmo? Mas afinal, você sabe o que é e como é feito esse tipo de serviço e material? Nesta matéria irei explicar o que é, falar de algumas curiosidades e apontar vantagens e desvantagens deste produto que está ganhando o coração de todos no mundo do design e arquitetura!
O que é Porcelanato Líquido?
Antes de começar a falar sobre a composição deste material, é importante comentar que de porcelanato ele não tem nada, uma vez que o porcelanato real é cerâmico. O nome porcelanato agregado ao líquido, foi colocado somente pelo fato de ele lembrar o porcelanato cerâmico, pois possui um alto brilho e as juntas de dilatação são mínimas, ou seja, a percepção visual se assemelha ao cerâmico.
Bom, deixando isso claro, vamos agora falar sobre o que realmente se caracteriza neste revestimento. O porcelanato líquido é o nome popular de um revestimento de resina, chamada epóxi, originado da mistura de um plástico termofixo que ao receber a adição de um agente catalisador ou endurecedor, como a resina epóxi, se auto nivela sobre o piso e enrijece conferindo um resultado perfeitamente liso e sem rejuntes.
Aplicação
O porcelanato líquido pode ser aplicado em pisos já existentes, diretamente no contrapiso ou em pisos de madeira.
É importante que a superfície esteja limpa e livre de imperfeições. Não há necessidade de emassar o rejunte do piso anterior já que, por ser um piso autonivelante esse pequeno desnível será compensado com o próprio produto.
Imagem: Google
Custo
Como ele pode ser personalizado, o custo é difícil de ser definido. Da mesma maneira, o custo irá depender da área a ser aplicada e o tipo de piso que estava anteriormente assentado.
Vantagens
• O epóxi é um material de fácil manuseio que possui brilho e durabilidade;
• Não é necessário o uso de juntas, pois ele é inteiriço;
• Pode ser personalizado com a utilização de adesivos para dar um visual 3D;
• Facilidade de limpeza, porém é necessário se atentar aos produtos utilizados;
• Pode ser aplicado em em cima de pisos já existentes;
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest
Desvantagens
• Para a aplicação é necessário um profissional treinado e capacitado para isso, pois o porcelanato líquido requer cuidados e técnicas para se obter um resultado perfeito;
• Risca com facilidade
• É indicado para áreas internas com pouca circulação e onde não haja movimentação de móveis e etc;
• Se acontecer algum imprevisto e ele rachar, não tem como ser corrigido, é necessário trocar todo o revestimento;
Sobre a Karla Araujo
Sou arquiteta, urbanista e designer de interiores e apaixonada pelo meu trabalho. Meu objetivo é entregar projetos confortáveis, práticos, autênticos, com o melhor custo benefício, sempre focando nas necessidades de cada cliente, seja qual for o tamanho e a especificidade do projeto.
0 comentários :
Postar um comentário