Encontro lança um outro olhar para o lixo do dia a dia a partir da moda
A CAIXA Cultural Salvador promoverá, neste sábado (09/07), o encontro “Figurinos Sustentáveis”, que propõe a construção de vestimentas utilizando materiais recicláveis, tendo como referência a moda nacional. A atividade explora as relações entre moda e sustentabilidade e propõe alternativas para reutilização de materiais.
O encontro abordará tópicos relacionados ao conceito de sustentabilidade, impacto do consumo e descarte de resíduos. Serão explorados os conceitos de design, arte, artesanato, indústria e processos criativos. Ao final, os participantes terão um painel de referências acerca de produtos, técnicas e soluções criativas para construir figurinos com o que antes era considerado lixo.
“Precisamos prestar muita atenção no que estamos jogando fora, pode ser a grande diferença usar novamente de forma diferente. Foi o que aconteceu comigo, o que varria pro lixo viraram os meus bordados em mosaicos”, conta a designer Luciana Galeão que participará do encontro e apresentará outros cases de trabalhos produzidos com a reutilização de resíduos.
O encontro é gratuito e oferece certificado aos participantes.
Programação:
Também na CAIXA Cultural Salvador estão em cartaz as exposições Emilianas: Um Conto de Réis e Metade Paisagem, Metade Poesia.
A exposição Emilianas: Um Conto de Réis foi construída a partir de pesquisa sobre a presença feminina no conjunto de documentos artísticos e bancários do Acervo CAIXA. As obras que integram a exposição testemunham o início e a evolução da atividade bancária da CAIXA, traçando um paralelo com a existência de mulheres que confiaram na instituição e ali depositaram recursos.
Pintura, gravura, desenho, vídeos e instalações constituem as linguagens artísticas dessa mostra documental. Cada um desses registros apresenta uma singularidade que norteou a seleção dessas obras. Estão representadas histórias como a da baiana que batiza a exposição, Emiliana Maria da Conceição, primeira mulher a abrir uma conta na CAIXA, no segundo dia de funcionamento do banco.
Já a exposição Metade Paisagem, Metade Poesia faz uma homenagem à cidade de Salvador, por meio de obras que retratam paisagens urbanas, praias, religiosidade e a relação dos soteropolitanos com as águas.
Estão em exibição 15 pinturas e esculturas de artistas baianos e radicados na Bahia, que preenchem a Galeria Arcos, ao lado de poesias sobre a primeira capital do país. Os visitantes ainda poderão ter suas fotos e vídeos expostos em televisores, figurando ao lado de nomes como Carybé, João José Rescala e Eliana Kertész.
As exposições têm acesso gratuito e são livres para todos os públicos.
SERVIÇO:
[Encontro] Figurinos Sustentáveis
Local: CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro, Salvador (BA)
Data: 09 de julho (sábado)
Horários: das 9h às 13h (turma 1) e das 14h às 18h (turma 2)
Vagas: 35 participantes
Informações: (71) 3421-4200
Inscrições: gratuita, no site da CAIXA Cultural
Duração: 8 horas
Classificação: 16 anos
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
[Artes visuais] Exposição Emilianas, um Conto de Réis
Visitação: até 1º de janeiro de 2023
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
[Artes visuais] Exposição Metade Paisagem, Metade Poesia
Visitação: até 1º de janeiro de 2023
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
0 comentários :
Postar um comentário