Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Francisco Bosco lança novo livro na LDM


 Francisco Bosco lança, em Salvador, O diálogo possível, livro que propõe reconstrução do debate público no Brasil


Evento acontece na Livraria LDM Shopping Bela Vista, no dia 28 de julho (quinta-feira), às 19h, e terá bate-papo entre Francisco Bosco e o cientista político Wilson Gomes, com mediação da jornalista Malu Fontes


A encrenca em que o Brasil se meteu nos últimos tempos: este é o tema de O diálogo possível: por uma reconstrução do debate público brasileiro, novo livro do ensaísta, filósofo e apresentador de TV Francisco Bosco, publicado pela editora Todavia. No próximo dia 28 de julho (quinta-feira), às 19h, Bosco realizará uma sessão de autógrafos em Salvador, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista (Alameda Euvaldo Luz, 92 - L2 - Asa Sul - Horto). Também haverá um bate-papo entre o autor e o cientista político Wilson Gomes, com mediação da jornalista Malu Fontes. 



Sobre o livro:


Francisco Bosco é um tipo raro de intelectual. Sua formação é ampla, como a dos melhores ensaístas. Conhece literatura, música, filosofia, psicanálise, teoria social, ciência política. Mas essa variedade não está a serviço apenas da erudição, e sim do assunto que escolhe para examinar. Seu objetivo é sempre iluminar um problema pelo maior número de ângulos possível.


Neste livro, os traços que o notabilizaram em obras anteriores aparecem em sua potência máxima. O tema escolhido não é trivial: simplesmente a encrenca em que o Brasil se meteu nos últimos tempos, que desaguou na eleição de um presidente avesso à democracia e na devastação do debate público, transformando adversários em inimigos e a arena de ideias num ringue de mentecaptos.


O ponto de partida é uma “limpeza da situação verbal”: Bosco recorre à melhor literatura política e econômica para desbastar o terreno e restituir complexidade às noções de liberalismo, socialismo, comunismo, identitarismo, entre tantas outras que se esvaziaram nas redes digitais. A proposta aqui é tornar o debate mais aderente à realidade e canalizar a energia transformadora para os alvos certos.


O autor identifica duas fraturas na identidade brasileira: a cultura popular e a democracia. Esses dois pilares da autoimagem nacional foram rachados nos últimos tempos, deixando um rastro de ressentimento e violência. O caminho que conduz ao diálogo parte desse diagnóstico trágico, mas decisivo para restaurar a possibilidade do debate.


A palavra-chave é “paciência”: poucas vezes se viu tanta disposição à ponderação, à leitura desarmada até de autores que se situam nos extremos do debate ideológico. Sim, Olavo de Carvalho e Roger Scruton são lidos com a mesma atenção que Domenico Losurdo e Thomas Piketty — e essa é apenas uma das virtudes deste livro.


É verdade — e Bosco é o primeiro a reconhecer — que um livro tem poder relativo de transformação num ambiente como o atual. Mas também é verdade que poucas obras têm tanto potencial para desinflamar a discussão.


O diálogo possível é um convite para que sentem à mesma mesa os que estão dispostos a discutir saídas para o país.


O que dizem sobre o livro:


“Alguém disse em tempos que vão longe: não é difícil encontrar a verdade, difícil é, depois de encontrá-la, não tentar fugir dela. Entre o otimismo dos que acreditam que os dados são o novo petróleo e o limbo no qual flutuamos agora, diante da tragédia e da farsa, a palavra de ouro é honestidade. Francisco Bosco acaba de dar uma contribuição valiosa (também esperançosa e humilde) à conversa que precisamos ter caso nossa intenção seja, depois do banho, poupar o bebê e jogar fora somente a água suja.”


Emicida 


“Lúcida busca por um novo centro de entendimento no polarizado Brasil contemporâneo, no qual os adversários consigam, mais do que ouvir, pelo menos escutar uns aos outros.”


Christian Lynch 


"Nos últimos anos, o Brasil se desencontrou consigo mesmo: degradamos a vida democrática. Enfrentar o pesadelo exige a reconstrução do debate público. A escrita livre, o humor, a mistura de referências e o trabalho do pensamento são os instrumentos de Francisco Bosco para resgatar a possibilidade do debate e devolvê-lo aos brasileiros. Um livro importantíssimo.”


Heloisa Murgel Starling




Sobre o autor:  


Francisco Bosco é ensaísta, doutor em teoria da literatura pela UFRJ, autor de A vítima tem sempre razão?: Lutas identitárias e o novo espaço público brasileiro, entre outros. Foi colunista da revista Cult e do jornal O Globo. Dirigiu a rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles. Foi presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Atualmente apresenta o programa Papo de Segunda, no GNT.






LANÇAMENTO: 


28 de julho,quinta-feira, às 19h, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista 


Alameda Euvaldo Luz, 92 - L2 - Asa sul - Horto


Salvador - BA




Dados técnicos do livro:


GÊNERO:  Não ficção brasileira


CATEGORIA: Ensaios


CAPA: Elohim Barros


PÁGINAS: 416 


PREÇO: r$ 89,90


ISBN:  978-65-5692-275-1


PREÇO E-BOOK r$ 49,90


E-ISBN:978-65-5692-276-8

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑