Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 13 de agosto de 2022

Estação Campo da Pólvora recebe exposição inédita em homenagem aos 110 anos de Jorge Amado

 


Estação Campo da Pólvora recebe exposição inédita em homenagem aos 110 anos de Jorge Amado

O aniversário do escritor também será o tema da Flipelô deste ano, que acontece em novembro e é patrocinada pelo Instituto CCR

 

A Estação Campo da Pólvora da CCR Metrô Bahia recebe, a partir dessa terça-feira (16), a exposição inédita Jorge Amado 110. A mostra, que celebra no mês de agosto os 110 anos de Jorge Amado, é produzida pela Fundação Casa de Jorge Amado a partir de elementos do seu acervo, trazendo um recorte da obra de Amado e o perfil de 15 personagens – figuras únicas que traduzem a essência do povo, da cultura e da diversidade da Bahia, que tanto inspiraram o escritor. 

 

Dono de uma obra numerosa, sempre privilegiando a Bahia como cenário de suas narrativas, Jorge Amado cativou o público e conquistou o mundo com suas histórias que foram largamente adaptadas para outras linguagens artísticas, tais como Gabriela, Cravo e Canela; Quincas Berro D’Água; Tereza Batista; Dona Flor e Seus Dois Maridos; Tieta e muito mais. São mais de 37 romances publicados, traduzidos para 49 idiomas em 57 países.

 

“Com sua rica e extensa obra literária, Jorge Amado levou a Bahia para todo o mundo e nós da CCR Metrô Bahia, junto com a Fundação Casa de Jorge Amado, queremos levar um pouco de Jorge, da sua grandeza e importância, para todos os baianos. Jorge é patrimônio da Bahia e temos muito orgulho de fazer parte desta linda homenagem aos seus 110 anos”, revela Luana Xavier, analista de Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.

 

A exposição Jorge Amado 110 antecipa o tema da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) deste ano, que irá homenagear o escritor pelos 110 anos de seu nascimento, celebrados em 10 de agosto. “Jorge Amado privilegiou a Bahia e a sua gente nas suas narrativas. Acreditamos que celebrar os seus 110 anos comemorando os personagens é uma homenagem muito justa, aliada à perspectiva de que as gerações mais novas terão a oportunidade para despertar sobra a grandeza e a humanidade da sua criação”, pontua Angela Fraga, Diretora da Fundação Casa de Jorge Amado.

 

Serviço:

O quê: Exposição Jorge Amado 110

Quando: a partir de 16/08

Onde: Estação de Metrô Campo da Pólvora (Praça do Largo Campo da Pólvora, Nazaré)

 

Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado

A casa de fachada azul, no Largo do Pelourinho, é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Nessa casa emblemática está guardado o acervo de Jorge Amado e Zélia Gattai. A vida e a obra dos escritores são reconhecidas, estudadas e lembradas por cerca de 100 mil visitantes que vão à Fundação Casa de Jorge Amado anualmente. Com 35 anos de história, a Casa também dissemina a cultura e o fazer literário.

 

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem oito anos de operação na Bahia. São 33km de extensão, duas linhas, 20 estações e oito terminais integrados, sendo sete deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 330 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,5 milhões de viagens, cerca de 21 milhões de quilômetros rodados e mais de 400 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.350 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2021.

 

Crédito da foto: Divulgação


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑