A ação faz parte do projeto carioca Concertante Primeira Infância, que está em Goiânia para promover o desenvolvimento infantil por meio da música
O projeto Concertante Primeira Infância chega nesta segunda-feira (12/09) ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Jardim América. A partir das 9 horas, os músicos que integram a iniciativa farão uma apresentação com repertório infantil do cancioneiro popular - tais como “sambalelê”, "caranguejo" e “ciranda-cirandinha”, só que executadas com instrumentos clássicos, como o violoncelo e flauta.
Depois do CMEI do Jardim América, a apresentação segue para outros CMEis da capital até terça-feira. A ação faz parte do cronograma de atividades que vêm sendo realizadas pelo projeto Concertante, em Goiânia, desde o dia 05/09. A capital é a segunda do Brasil a receber a iniciativa, que foi criada no Rio de Janeiro.
Diante do sucesso do projeto nas instituições pelas quais já passou em Goiânia, a iniciativa foi convidada para uma apresentação extra na Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiências de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb), destinada a pessoas com deficiência. A apresentação será realizada na terça-feira (13/09), às 11 horas. (Confira a agenda completa abaixo).
Desenvolvido por um grupo de músicos, artistas e professores e aprovado em 2020 pela Lei Rouanet, os principais objetivos do projeto são proporcionar às crianças da primeira infância novas formas de ouvir, ver e sentir a música. Além disso, o foco também é ampliar a escuta, valorizar o silêncio, perceber o diálogo entre os instrumentos e escutar a música a partir de outros ângulos. Longe da formalidade, as apresentações não são feitas em palco, mas em meio a uma roda de crianças para gerar a proximidade e a interação com a música.
Muito além da diversão, o objetivo do projeto é tornar a musicalidade um instrumento presente na educação das crianças da primeira infância, conforme explica a coordenadora técnica e musical, Adriana Rodrigues. “Através da sensibilização da música, a criança pode trabalhar a sua expressão criadora, identidade e cultura. Pode se expressar ou trabalhar a sua escuta do mundo, compreender a paisagem sonora que a gente vive, interferir nessa paisagem sonora, e extravasar toda arte que tem dentro dela”, destaca Adriana, que é doutora em música, professora do Conservatório Brasileiro de Música do Centro Universitário (RJ) e da UniRio, e presidente do Foro Latino Americano de Educácion Musical (FLADEM).
Recursos pedagógicos
Além de proporcionar a experiência com a música para crianças, o projeto Concertante também valoriza a formação dos profissionais que atuam na educação infantil. Na primeira semana do projeto em Goiânia foram realizadas diversas palestras e capacitações de professores e equipes multidisciplinares que atuam na rede de educação básica da capital.
As palestras tiveram como tema central “Educação Musical na Primeira Infância” e estão sendo ministradas pela coordenadora do projeto Adriana Rodrigues. Participaram profissionais de educação, psicologia, terapeutas e demais profissionais que atuam com o desenvolvimento humano.
O projeto conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e do banco Votorantim e, em Goiás, tem o apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, Universidade Federal de Goiás e do Instituto Federal de Goiás.
Confira a programação para os próximos dias:
Concerto no CMEI Jd. América:
Data/horário: 12/09/2022, das 9h às 10h
Endereço: Rua C-145, esquina com praça C-164, Jardim América
Concerto no CMEI Evangelina:
Data/horário: 12/09/2022, das 15h30 às 16h30
Endereço: Estr. 115, número 316 - Chácaras Recreio São Joaquim
Concerto no CMEI Minervina:
Data/horário: 13/09/2022, das 8h30 às 9h30
Endereço: Rua Sr.38, St. Recanto das Minas Gerais
Concerto na Apabb:
Data/horário: 13/09/2022, das 11h às 12h00
Endereço: Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiências de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb); Avenida Goiás, nº 980, Centro
Concerto no CMEI Goiânia Viva:
Data/horário: 13/09/2022, das 16h às 17h
Endereço: Rua GV-23, esquina com a GV-22, Residencial Goiânia Viva
0 comentários :
Postar um comentário