Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Lagoa da Timbalada é mais novo espaço de lazer em Salvador


Fotos: Betto Jr./Secom


Um novo ambiente com plena infraestrutura urbana e em harmonia com a natureza, que passa a fazer parte da lista de espaços de lazer e contemplação da capital baiana. Este é o novo cenário encontrado ao visitar a Lagoa da Timbalada, um dos corpos d’água mais belos da capital baiana, que fica situado na comunidade Amazonas de Baixo, no bairro do Cabula. O local passou por requalificação e foi entregue em solenidade ocorrida na semana passada, terça-feira (20), com as presenças do prefeito Bruno Reis e demais autoridades. 


O prefeito lembrou que a intervenção é um desejo antigo da comunidade e que Salvador ganha mais um cartão-postal. "Poucas pessoas da cidade conhecem este lugar, que é belíssimo. Aqui foi realizada uma grande obra de
urbanização, com implantação de deque, equipamentos de lazer e recapeamento asfáltico. Agora, entregamos um belo ponto turístico para a comunidade, que há anos esperava esta intervenção. É um lugar para interação pública, convívio familiar e felicidade plena. É nossa intenção garantir o bem-estar e todo conforto possível para toda a população”, disse Bruno Reis. 


O lugar ganhou praça com parque infantil, deck para contemplação, quiosque, mobiliários urbanos como mesinhas para encontros e jogos, paraciclo e lixeiras, além de implantação da rede de drenagem. As obras foram coordenadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), e o investimento foi de aproximadamente R$2,5 milhões. 


O paisagismo ao redor da lagoa também foi reforçado com a plantação de mudas de árvores, arbustos e gramado. Os passeios oferecem mobilidade adequada para deslocamento de deficientes visuais e pessoas com dificuldade de locomoção. 


Participação da comunidade – Esta é mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura com o intuito de proporcionar mais qualidade de vida à população aliada à valorização ambiental na cidade. Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) com a colaboração dos moradores, o projeto alcançou 1 mil m² de área e envolveu recomposição da via que dá acesso à lagoa, com pavimentação em piso intertravado. 


Sobre a concepção do projeto, a presidente da FMLF explica que a ação partiu de diálogos com a comunidade local, a fim de trazer o melhor para os moradores e o poder público. "Estamos dialogando desde 2018, com um trabalho envolvendo estudantes, pais e comerciantes. Tivemos uma pausa no período da pandemia, e agora temos um trabalho que valoriza o espaço, área de contemplação, de convivência, para crianças com uma forma de curtir este local, que é lindo e estava subaproveitado. O que hoje se apresenta é fruto desta discussão com os moradores e entregamos uma área aconchegante para a vida toda". 


A requalificação atende a uma antiga reivindicação da comunidade Amazonas de Baixo, que está inserida em uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis), sendo, portanto, uma área que apresenta precariedade de serviços de urbanos, em especial no que diz respeito a existência de um espaço público de qualidade. 


O autônomo Eliosvaldo Marques, de 59 anos, costuma utilizar a área para caminhada e define a obra como importante para toda a comunidade. "Estamos muito felizes com o trabalho da Prefeitura. É nítido que utilizaram aqui os melhores materiais, aplicando da melhor forma em uma local que estava degradado. É muito bom o que foi feito neste local. Somos uma comunidade de cerca de 10 mil pessoas, e agora temos uma bela área de convivência que serve de atrativo para toda a família".

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑