Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de setembro de 2022

Parceria leva campanha Setembro Amarelo aos ascensores de Salvador

 


Parceria leva campanha Setembro Amarelo aos ascensores de Salvador

 

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

 

Para marcar o início da campanha Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e o p2


rojeto Help, da Força Jovem Universal (FJU), lançou, nesta sexta-feira (2), uma série de ações voltadas aos usuários do Elevador Lacerda, do Taboão e dos três planos inclinados da cidade. As ações têm como foco chamar a atenção da população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e alertar para a prevenção ao suicídio.

 



Dentre as atividades que ocorrem nos ascensores da capital estão a distribuição de panfletos, cartas com mensagens acolhedoras, além da disponibilização de um espaço para ouvir as pessoas, que passam pelos locais e sentem a necessidade de conversar.


 

De acordo com Fred Ravelly, coordenador do projeto Help na Bahia, o cuidado com a saúde mental é fundamental, principalmente, após a pandemia de Covid-19. “A sociedade precisa estar atenta quando o assunto é saúde mental. Principalmente após um período tão difícil, como foi a pandemia, muitas pessoas adquiriram doenças mentais e, desde então, temos intensificado nossas atividades nas ruas, para tentar ajudar mais pessoas a se curar”, explicou.


 

O projeto acontece em Salvador pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, somente no Elevador Lacerda, cerca de cinco mil pessoas foram impactadas com as atividades. Desta vez a iniciativa foi ampliada para o Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Pilar e Liberdade. 


 

Marcos Korf, turista carioca de 21 anos, que visitava o Elevador Lacerda, vê a iniciativa como "um lugar esperança e de conforto", para as pessoas que estão com a saúde mental fragilizada. "Nunca sabemos o que o outro está passando e, diante de todas as dificuldades que a sociedade vem enfrentando, ler uma cartinha tão cuidadosa e ver um projeto como esse acontecendo é revigorante”, contou.


 

Assistência – Atualmente a capital baiana conta com 18 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que oferecem serviços especializados e atendimentos ambulatoriais para psiquiatria, neurologia, psicologia, enfermagem, assistência social e outras. Os centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo a demandas espontâneas. Os usuários podem conferir o endereço e localização das unidades através do Mapa da Saúde, no site www. saude. salvador. ba. gov. br/mapa-da-saude/ .


 

Os cidadãos também podem encontrar atendimento psicológico nos multicentros da cidade. Neste caso, para acessar o serviço o cidadão deve efetuar a marcação da consulta nos postos de saúde.


 

Projeto Help – O projeto foi criado em 2017, com a finalidade de ajudar jovens que têm depressão, ansiedade, sofre com automutilação e desejo de suicídio.  Atualmente, o Help conta com mais de cinco mil voluntários em todo o país, ajudando pessoas com os problemas que um dia eles também sofreram e superaram.


 

Durante todo o ano, o projeto promove palestras com foco na valorização da vida, atendimentos on-line no site ou redes sociais, campanhas de prevenção dos problemas relacionados à saúde mental e eventos para chamar atenção da sociedade para o tema.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑