Fotos: Jefferson Peixoto/Secom
Por ocasião do Dia Mundial da Fisioterapia, celebrado nesta quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que o cidadão soteropolitano pode ter acesso a tratamento fisioterápico gratuito pela rede de saúde. O atendimento é realizado nos multicentros de saúde da Rua Carlos Gomes, 270, no Centro; do Vale das Pedrinhas, situado na Avenida Ipiranga, s/n; e no Centro de Saúde Mental Álvaro Rubim de Pinho, que fica na Rua Augusto Mendonça, 15, Bonfim.
Clínicas e hospitais privados, contratados pela Prefeitura de Salvador, também oferecem o serviço de graça. É necessário que o paciente se dirija a uma das 160 unidades básicas da rede municipal de saúde, com o Cartão SUS, documento de identificação com foto e requisição com solicitação médica, para que as sessões de fisioterapia sejam agendadas pelo Sistema Integrado de Saúde Vida+.
Tratamento – Coordenadora do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, Paula Santos informa que os serviços fisioterápicos oferecidos na unidade têm foco na reabilitação do paciente. “O primeiro passo é a prescrição da fisioterapia pelo médico. Em seguida, a avaliação fisioterápica, feita com exames e o diagnóstico do paciente, indicando o tipo de tratamento. As principais técnicas trabalhadas aqui são a eletroterapia, termoterapia, ventosa, cinesioterapia, auriculoterapia (acupuntura) e pilates”, descreveu.
Lara Tosta, fisioterapeuta do Multicentro Carlos Gomes, sublinha que, além da reabilitação, a unidade também trabalha com a prevenção em saúde. “Atuamos com pacientes de todas as idades, pacientes neurológicos, para adaptação a novas condições pós-sequela e pacientes em estado pós-operatório", citou.
Segundo ela, a evolução do quadro clínico depende da análise cinético-funcional, da avaliação de alterações fisiológicas, ortopédicas, neurológicas e uroginecológicas. "Utilizamos cama elástica, bicicleta ergométrica, bolas suíças, halteres, caneleiras e outros itens, com os quais estimulamos o equilíbrio, a coordenação motora e prevenimos complicações físicas”, disse.
Dona de casa residente do bairro de São Caetano, Lourença Lima, de 37 anos, foi submetida a uma cirurgia e recebeu prescrição médica para passar por sessões de fisioterapia. “Não tive dificuldade nenhuma. Fiz o cadastro e tenho sido atendida desde o mês passado no Multicentro da Carlos Gomes. O tratamento é excelente, com profissionais atenciosas e estrutura que supre todas as necessidades. Antes, eu não conseguia nem levantar a perna, mas depois das sessões, já consigo até subir no ônibus”, comemorou.
0 comentários :
Postar um comentário