Nove mulheres empreendedoras foram premiadas em cerimônia realizada em Salvador; Três delas vão representar a Bahia na etapa regional em outubro
As vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022 foram anunciadas na noite desta quarta-feira (21), em cerimônia realizada na sede da instituição, em Salvador. As empreendedoras Laís Freitas, da Pet Place, de Vitória da Conquista, Geórgia Nunes, da Amora Brinquedos, de Salvador, e Tadeane Matos, da Fazenda Igaraçu, de Mucugê, foram premiadas com o Troféu Ouro, respectivamente, nas categorias Microempreendedora Individual, Pequenos Negócios e Produtora Rural.
As três vão representar a Bahia na etapa regional, que será realizada em outubro. No palco, muita emoção revelada por trás de cada história.
A empresária Laís Freitas contou como investir no próprio negócio, que atua com adestramento de pets, a ajudou a superar uma depressão. “Estou muito feliz em levar a minha história e a minha superação para representar as mulheres empreendedoras da Bahia. Todas nós somos vencedoras. Só nós sabemos o que passamos para chegar onde chegamos. O prêmio é mais do que um reconhecimento externo. É um reconhecimento interno, para compreender que também mereço estar aqui”.
Já a empresária Geórgia Nunes ressaltou o papel da Amora Brinquedos, que tem foco em brinquedos com representatividade. “Receber o prêmio é muito importante, sobretudo porque estou à frente de um negócio social feminino, com o propósito de construir uma educação antirracista. É muito difícil empreender sendo mulher nesse país, onde a trama da nossa vida é enviesada por ações de machismo. Mais difícil ainda é investir em um negócio social. Mas estou orgulhosa de ver onde a Amora conseguiu chegar. Esse prêmio é um reconhecimento de que negócios sociais são possíveis sim”.
A produtora rural Tadeane Matos busca perpetuar a história de 60 anos da família de cafeicultores, com a produção de cafés especiais. “Estou representando não só a as produtoras rurais, mas todos os cafeicultores da Chapada Diamantina, como presidente da associação que representa os cafés especiais. Estamos aqui porque o Sebrae acreditou na gente. Não tenho palavras para definir como é ser valorizada como mulher no campo, que é um lugar machista. Tenho apenas gratidão”.
Também foram premiadas na categoria Microempreendedora Individual Iala Queiroz, da Casa Girassol (Troféu Prata), de Maracás, e Nívia Maria Lacerda (Troféu Bronze), da Personalle, de Porto Seguro. Na categoria Pequenos Negócios, foram contempladas Brígida Carla Almeida, da Exo – Marketing Digital (Troféu Prata), de Porto Seguro, e Eveline Conceição dos Santos, da Eva Sex Shop (Troféu Bronze), de Salvador. Por fim, na categoria Produtora Rural, foram premiadas ainda Paula Silveira Pereira, da Orgânicos do Quintal (Troféu Prata), de Barro Alto, e Francisca Alves Ribeiros, da Chica do PT (Troféu Bronze), de Carinhanha.
Lugar de mulher
Presente à cerimônia, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou o papel da instituição no fomento ao empreendedorismo feminino. “Nós buscamos cumprir na prática o que prometemos. Temos um esforço direcionado para fortalecer os pequenos negócios nos mais diversos aspectos. E, no empreendedorismo feminino, não é diferente. Nosso trabalho é fazer com que as mulheres possam alcançar condições de igualdade no mundo dos negócios, sempre lembrando a máxima de que lugar de mulher é onde ela quiser”, ressaltou.
A premiação contou ainda com a presença do diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, gerentes regionais de diversas unidades da instituição que acompanharam as suas respectivas finalistas, além de representantes de instituições parceiras.
Antes da premiação, um talk show reuniu as empreendedoras Laís Freitas e Luena Maria dos Santos, indígena pataxó que conquistou o terceiro lugar na etapa nacional do Prêmio Mulher de Negócios em 2014. O bate-papo contou ainda com a participação da gestora estadual do programa Sebrae Delas, Rosangela Gonçalves, e teve mediação de Magali Soares, empreendedora, fotógrafa e influenciadora digital, que assumiu também a função de mestra de cerimônia durante o evento.
As três compartilharam impressões, experiências e análises acerca dos desafios da mulher empreendedora. Luena, que atualmente lidera uma associação de pescadores em uma tribo urbana de Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália, contou como o Sebrae apoiou a sua trajetória. “As portas se abriram após eu participar do prêmio. Foi uma experiência muito positiva e aprendi muito com o Sebrae. Hoje, sou a primeira mulher presidente de uma associação de pescadores indígenas, onde geralmente tem mais homens ocupando esse posto. Aprendi que o maior orgulho que tenho sou eu mesmo”, pontuou.
Reconhecimento
Ao todo, 173 mulheres empreendedoras compartilharam suas histórias e se inscreveram na premiação realizada pelo Sebrae. Dessas, 13 chegaram até a etapa final. Durante a cerimônia, foram reconhecidas as unidades regionais do Sebrae que registraram o maior número de inscrições: Salvador, Barreiras, Teixeira de Freitas e Ilhéus. A cerimônia destacou ainda regionais com o maior número de finalistas: Irecê e Teixeira de Freitas. E as 16 avaliadoras voluntárias do Sebrae também foram homenageadas.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi criado em 2004. Desde então, mais de 80 mil empreendedoras já participaram da iniciativa. Em todo o Brasil, nesta edição, foram quase 3 mil inscrições. Na Bahia, do total de participantes, 44% atuam no setor de comércio e serviços.
As vencedoras da etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios disputarão a etapa nacional, que será realizada em novembro.
Confira a lista de premiadas da etapa estadual:
Microempreendedora Individual
Troféu Ouro – Laís Freitas – Pet Place (Vitória da Conquista)
Troféu Prata – Iala Queiroz – Casa Girassol (Maracás)
Troféu Bronze – Nívea Maira Lacerda – Personalle (Porto Seguro)
Pequenos Negócios
Troféu Ouro – Geórgia Santos Nunes – Amora Brinquedos (Salvador)
Troféu Prata – Brígida Carla Almeida Caselli – Exo – Marketing Digital (Porto Seguro)
Troféu Bronze – Eveline Conceição Santos – Eva Sex Shop (Salvador)
Produtora Rural
Troféu Ouro – Tadeane Matos – Fazenda Igaraçu – (Mucugê)
Troféu Prata – Paula Silva Ferreira – Orgânicos do Quintal (Barro Alto)
Troféu Bronze – Francisca Alves Ribeiro – Chica do PT (Carinhanha)
0 comentários :
Postar um comentário