Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 1 de abril de 2023

CineSolarzinho realiza sessões especiais de cinema movido a energia solar

 

CineSolarzinho realiza sessões especiais de cinema movido a energia solar com recursos de acessibilidade no Teatro Castro Alves, em Salvador


O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado no Vão Livre do Teatro Castro Alves, com evento gratuito e acessível na segunda-feira (03/04), a partir das 18h


A experiência do CineSolarzinho, a versão infantojuvenil do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, retorna a Salvador (BA) com atividades culturais gratuitas para a população, na segunda-feira (03/04), a partir das 18h, no Vão Livre do Teatro Castro Alves. Nas sessões de cinema serão exibidos curtas-metragens com recursos de acessibilidade, para pessoas com deficiência, e
acompanhados por um intérprete de Libras, além de distribuição de pipoca. O público poderá visitar o furgão acessível, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.


E, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), o premiado curta-metragem “Os Gabriel”, dirigido por Gabriel Batista, um adolescente autista de Planaltina, no Distrito Federal, será exibido especialmente no evento. No filme, ele diz que revela cinco de suas personalidades: "Gabriel normal", "emo", "empolgadão", "bombado" e "neurótico" - e as descreve, conversando com o público.



A atividade em Salvador é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Ciranda de Filmes e do Governo do Estado da Bahia, através das secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e de Cultura (Secult), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), do Teatro Castro Alves, da Associação Baiana para Cultura de Inclusão (Abaci), da Ser Down (Associação Baiana de Síndrome de Down) e da Casa da T.O. (Casa da Terapia Ocupacional). É realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.


O superintendente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDH, Alexandre Baroni, argumenta que a parceria da SJDH com o CineSolarzinho traz para Salvador uma atividade lúdica, que une acessibilidade, sustentabilidade e, ao mesmo tempo, garante direitos às pessoas com deficiência no acesso ao lazer.


"É muito importante observar a sensibilidade dos diferentes setores na produção de ações efetivas para a inclusão de pessoas com deficiência. A inclusão é enriquecedora para todas as pessoas, para todas as relações sociais", afirma Alexandre Baroni.

O CineSolar, que


em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.


“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.


O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma…

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑