Doença silenciosa: Moradores da Comunidade de Saramandaia recebem testagens gratuitas de Hepatite C neste sábado (13/05)
Se não diagnosticada e tratada, doença pode se tornar crônica e levar à morte
Em Salvador, os moradores da comunidade de Saramandaia poderão realizar testes gratuitos de Hepatite C no sábado, 13 de maio, entre 9h e 17h, na Associação Grupo Cultural Arte Consciente. Os resultados dos testes são finalizados em apenas 10 minutos. O Projeto “Hepatite C Pode Estar ao Seu Redor” tem iniciativa da biofarmacêutica Gilead Sciences e é desenvolvida pela Yabá Consultoria.
A Hepatite C é silenciosa e muito perigosa, em especial para populações carentes de cuidados adequados em saúde. A doença, que é uma inflamação no fígado, se não tratada pode se tornar crônica e causar cirrose, câncer e até levar à morte. Por isso, as pessoas diagnosticadas são imediatamente orientadas e encaminhadas aos locais de tratamento do SUS.
A iniciativa tem como missão contribuir com a eliminação da Hepatite C no Brasil, de acordo com as metas da Organização Mundial da Saúde. Além de Saramandaia, a iniciativa também vem realizando ações de testagens nas comunidades do Vidigal (Rio de Janeiro), Taquaril (Belo Horizonte) e Paraisópolis (São Paulo).
Para selecionar as regiões contempladas, a Gilead, através da Yabá Consultoria, efetuou um criterioso diagnóstico socioterritorial em 15 estados brasileiros. A definição das comunidades teve aprovação de líderes comunitários, rádios, escolas, igrejas, organizações sociais e comércios locais, e foi articulada com Unidades de Saúde próximas das localidades para direcionar as pessoas diagnosticadas e dar início ao tratamento gratuito em unidades de atendimento do SUS.
Segundo Andrea Moreira, CEO da Yabá Consultoria, ao total, serão 40 ações com uma ampla equipe técnica, preparada para receber milhares de pessoas a serem beneficiadas ainda neste primeiro semestre.
SERVIÇO | Hepatite C Pode Estar ao seu Redor
Data: 13 de maio
Horário: Das 09h às 17h
Local: Associação Grupo Cultural Arte Consciente - Rua do Tubo, 39
0 comentários :
Postar um comentário