Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Programa vai facilitar aprendizagem para feirantes de São Joaquim


 Programa vai facilitar aprendizagem empreendedora para feirantes de São Joaquim


Iniciativa da JA Bahia, em parceria com Wilson Sons e IEL, busca estimular visão empreendedora dos trabalhadores e capacitação de jovens familiares para o mercado de trabalho


A Junior Achievement Bahia, em parceria com a Wilson Sons e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), realizará, entre os meses de junho e agosto, a Trilha Empreendedora São Joaquim. O projeto, que acontecerá em Salvador, conta com uma sequência de módulos de educação empreendedora voltados para os comerciantes da Feira e seus familiares.   



Com o intuito de fomentar o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo a partir da valorização de um dos espaços tradicionais mais importantes para a economia, cultura e patrimônio da sociedade soteropolitana, a iniciativa irá aprimorar a visão empreendedora dos comerciantes de São Joaquim por meio do conhecimento. O projeto também dará subsídio na formação e orientação dos filhos e parentes dos feirantes para a primeira inserção no mercado de trabalho.    


Adriana Medeiros, Analista de Comunicação do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, destaca que a parceria com a JA Bahia e o apoio do IEL refletem o compromisso em aliar o conhecimento à transformação de realidades através da expansão de horizontes. “A feira de São Joaquim é um patrimônio de extremo valor para nossa gente. Está presente na história, essência, negócios e lares da comunidade baiana. Investir no fomento à valorização do empreendedorismo dos profissionais que atuam neste território, bem como contribuir com a formação de seus familiares é uma iniciativa agregadora que impactará, sobretudo, no resgate do orgulho da comunidade baiana acerca da mais diversa, rica e potente feira livre da cidade”, avalia.   


Mentor da JA Bahia, Antonioni Afonso conta que o projeto foi pensado e desenvolvido a partir de programas já executados pela instituição, mas adaptados à realidade social e econômica dos próprios feirantes. Além disso, ele promove uma reflexão sobre o empreendedorismo de rede, de bases comunitárias e de economia solidária na cidade de Salvador. “A Trilha Empreendedores de São Joaquim é uma ação de responsabilidade e impacto social. É o tipo de iniciativa que deveria ser multiplicada em toda a cidade já que Salvador demanda investimentos em políticas públicas relacionadas à empregabilidade dos jovens e, também, processos de aprendizagem destes e dos adolescentes”, destaca Antonioni.  


  


Sobre a trilha   


Dividida em quatro módulos, a trilha busca preparar trabalhadores da Feira de São Joaquim para atuarem como empreendedores de forma autônoma e sustentável, levando em consideração seus limites e incentivando-os a superá-los. Com foco em preparar os jovens, filhos e parentes de feirantes da Feira de São Joaquim, será oferecida aos jovens formação para que eles estejam capacitados a participarem de processos seletivos em parceria com o IEL. A ideia é estimular a curiosidade intelectual e o senso crítico, contribuindo para o desenvolvimento da comunicação e trabalho em equipe. Ao todo, 60 feirantes e 60 filhos de feirantes participarão do projeto, após passarem por uma seleção prévia.   


Após a conclusão da Trilha, está prevista a realização da Arena São Joaquim, em Salvador. O evento propiciará que o público coloque em prática os conhecimentos adquiridos durante o projeto, oferecendo, também a oportunidade de venda dos produtos já comercializados pelos feirantes.   


O projeto também contempla uma pesquisa, que vem sendo realizada ao longo das duas últimas semanas, na feira.



Crédito: Divulgação JA Bahia


Sobre a JA  


Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement, fundada em 1919, estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho através do método “aprender-fazendo”.   


A cada ano, a rede da JA Worldwide mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há 36 anos no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.    

 

Na Bahia, há 17 anos, são cerca de 90 mil jovens beneficiados, cerca de cinco mil voluntários, mais de 470 escolas parceiras e mais de 50 empresas parceiras. A JA Bahia atua no estado com atendendo alunos do ensino fundamental e médio com programas que abordam conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e preparação para o jovem no mercado de trabalho. Para conhecer sobre os programas e como fazer parte, basta acessar jabrasil.org.br/ba e redes sociais: @jabahia.




Crédito: Divulgação JA Bahia

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑