Associação fala sobre cuidados paliativos, tema abordado na novela "Vai na Fé"
A telenovela "Vai na Fé", da TV Globo, exibiu, no capítulo desta quinta-feira (21), uma cena sobre cuidados paliativos envolvendo a personagem Dora, interpretada pela atriz Claudia Ohana. Na ocasião, o médico conduziu essa comunicação tão difícil junto à família de Dora de maneira compassiva.
Vivenciar o processo de uma doença grave e muitas vezes incurável é doloroso e requer uma estrutura emocional bastante forte, não só de quem está doente, mas também de toda a família.
Desde o diagnóstico até os desafios constantes do tratamento, cada etapa é uma batalha feita de pequenas vitórias e também de algumas derrotas. A evolução da medicina ajuda, mas nem sempre a cura vem.
Em determinados casos, o médico, o paciente ou a família rejeitam a alternativa paliativista porque acreditam que adotá-la significa que o paciente está desistindo ou que não existe mais esperança. Porém, não se trata disso. Os cuidados paliativos trazem a possibilidade de dias melhores na fase terminal e os hospitais ou clínicas de transição podem ajudar nesse sentido.
SOBRE A ABRAHCT
A Associação Brasileira de Hospitais e Clínicas de Transição (ABRAHCT) representa e congrega as instituições que atuam no cuidado a pacientes que se recuperam de enfermidades agudas e ainda não estão aptos para retornarem para casa. Utilizando equipes multidisciplinares especializadas em programas de recuperação e reabilitação, em ambiente bem mais tranquilo e acolhedor, apoiam familiares e cuidadores em um momento de alta demanda de cuidados.
0 comentários :
Postar um comentário