O Corpo de Bombeiros Militar iniciou, na manhã desta segunda-feira (3), o I Curso de Perícia em Incêndios Florestais, no auditório do Centro de Operações e Inteligência, no COI. A formação tem o objetivo de preparar profissionais da corporação para identificação de responsáveis pelos focos do fogo e produção de laudo pericial.
A capacitação é realizada pela primeira vez na Bahia. As aulas serão ministradas por oficiais baianos e professores convidados do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso, unidade que inspirou a formação.
Segundo o coordenador da capacitação, capitão Álvaro Serrão, o curso busca oferecer respaldo para as equipes emitirem documentos que apoiarão entidades responsáveis pela fiscalização a responsabilizarem os causadores desse tipo de ocorrências.
O curso será ministrado em 100 horas/aula, com lições teóricas, no COI, e práticas, nos municípios de Lençóis, Andaraí e Iraquara. "Vamos realizar vistorias em incêndios recentes nessas áreas para que o combatente entenda o comportamento do fogo, adquira ferramentas que possibilitem a emissão dos laudos para informar com quem deve buscar a responsabilização legalmente", contou.
A turma usará utensílios para análise do geoprocessamento de dados para detecção, através de sinais de satélite, do foco inicial do incêndio. As equipes analisarão os comportamentos do vento, do fogo, o terreno da área. O trabalho de campo contará com entrevista da população, l e análise dos vestígios da área queimada.
Os laudos produzidos pelo especialista irão subsidiar outros órgãos de proteção ambiental. O subsecretário da Segurança Pública, Marcel Oliveira, frisou a importância da capacitação para ampliação da expertise dos bombeiros e a realização de um trabalho ainda mais eficiente no combate a Incêndios.
O coordenador do curso, que integrou uma turma da capacitação no CBM de Mato Grosso, em 2022, convidou profissionais da corporação para disseminar o conhecimento aos profissionais baianos.
Fonte: Ascom/ Marcia Santana
0 comentários :
Postar um comentário