Grande facilitador de processos, comunicação e pesquisa, o mundo digital tem atuado também como um ambiente inclusivo, já que pessoas de todas as idades têm a oportunidade de utilizar os recursos. Apesar de parecer um desafio maior para a população mais idosa, a tecnologia tem ganhado o coração e os dispositivos móveis da terceira idade.
Segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a porcentagem de pessoas com mais de 60 anos que usam a internet chegou a 57,5%. Isso indica que cada vez mais essa faixa etária tem se interessado pela inclusão digital e se adaptado às modernidades.
Ainda de acordo com o IBGE, o uso do celular para acessar a internet teve maior crescimento entre crianças e adolescentes de 10 a 13 anos (de 46,7% para 51,4%) e entre pessoas com mais de 60 anos (de 66,6% para 71,2%).
Aliás, a tecnologia foi a principal aliada durante a pandemia de Covid-19 para estreitar relações e ainda pode ser citada como um dos principais meios para conectar famílias e amigos. Neste sentido, esse recurso é uma forma de fazer com que neste 26 de julho, o Dia dos Avós fique ainda mais especial.
A participação mais ativa da terceira idade, além de facilitar a conversa com familiares e interação nas redes sociais, tem aberto portas para a democratização do ambiente digital. Afinal, eles estão cada vez mais presentes nas redes sociais, alcançando públicos de diferentes idades ao compartilharem seu dia a dia, dicas de beleza, esportes e até danças. Para comprovar essa relação, basta acompanhar a quantidade de influenciadores da terceira idade que tem surgido.
Os idosos têm mostrado para as demais gerações que vivem a melhor idade. Por meio da tecnologia, eles têm vencido preconceitos e mostrado às demais gerações que não há época ou idade certa para aproveitar a vida a não ser agora.
*Carlos Freitas é Diretor de Vendas e Marketing da Lity.
0 comentários :
Postar um comentário