Conforme anunciado pelo presidente Lula, o seu antigo problema na articulação do fêmur e as dores na região do quadril, que pioraram nos últimos tempos, precisarão de uma cirurgia, ainda neste ano, para tratamento da doença.
DADOS
O problema que Lula enfrenta é a artrose do quadril, ou seja, o desgaste da articulação da região, e, segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose do quadril afeta 10 milhões de brasileiros.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia que utiliza dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a artrose acomete mais de 80% da população acima dos 65 anos.
Ainda, as Nações Unidas estimam que em 2050 a população com mais de 60 anos represente 20% da população total. Destes 20%, 15% terão artrose.
CITAÇÃO DO ESPECIALISTA
O médico Marcio Pozzi, ortopedista credenciado da Paraná Clínicas e especialista de cirurgia de quadril, comenta sobre o assunto:
“O desgaste da articulação do quadril é causado pela perda da cartilagem articular, chamada de artrose do quadril. A artrose do quadril é uma doença degenerativa que, com o passar dos dias, torna-se incapacitante. Com ela, o paciente vai ter queixas para caminhar, movimentar a perna, calçar os sapatos e até mesmo começar a mancar.
O tratamento para este tipo de doença é a prótese total do quadril. Uma cirurgia que já é executada há muitos anos, com resultados satisfatórios e os pacientes evoluem muito bem com esse tratamento. O paciente volta a caminhar e a realizar suas atividades precocemente. Em três ou quatro semanas é possível voltar às suas atividades do dia a dia. A cirurgia de prótese total do quadril para tratamento de artrose é uma cirurgia com prognósticos e resultados muito satisfatórios.”
Foto institutodefisioterapia
0 comentários :
Postar um comentário