Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 25 de julho de 2023

Um Retiro às origens: Como nasce um hino?



Advogado baiano é autor do hino do município de Retirolândia que completa 61 anos de emancipação política



Você sabe a letra do hino nacional? Do seu estado? Do município em que nasceu? Do seu time de futebol? Mais do que isso: sabe a importância destas composições? Os hinos são canções líricas solenes que, desde a Antiguidade, enaltecem, a partir de profundo amor e respeito, divindades, países, estados, municípios, agremiações esportivas, entidades religiosas e outras representações simbólicas coletivas. 


Uma vez oficializadas, as canções que se tornam hinos constituem símbolos oficiais. No Brasil, a Lei nº 5.700, de 1 de setembro de  1971, instituiu como símbolos nacionais oficiais a Bandeira, o Brasão, o Selo e o Hino Nacional Brasileiro, cuja música é de Francisco Manoel da Silva e a letra é de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada, conforme dispõem os Decretos nº 171, de 20 de janeiro de 1890, e nº 15.671, de 6 de setembro de 1922. O que poucos sabem é que letra e melodia só foram integradas 48 anos após a morte do compositor da melodia, que faleceu sem saber da grande herança deixada para a nação.

“A partir da constituição formal dos estados nacionais no século XIX, brotou forte estímulo para serem escritas canções com melodias solenes e letras em língua materna descrevendo elementos que reforçassem o sentimento coletivo de pertencimento e de valorização das histórias de cada país, região e cidade”, revela o advogado Enézio de Deus, um dos raros autores vivos de um hino e pesquisador da história do seu município. 


Nascido em Retirolândia, distante 243 km de Salvador, Enézio de Deus teve inspiração para a composição no ano de 2004, quando trabalhava em Feira de Santana. O hino nasceu da saudade de suas origens. “E, justamente no dia 27 de julho daquele ano, aniversário de emancipação de Retirolândia, senti um forte desejo de pegar papel e caneta para compor uma canção que estivesse à altura do que a nossa cidade merece”. O hino de Retirolândia foi oficializado no ano seguinte, em 2005, por lei municipal, após sessões públicas de análise e o devido trâmite legislativo. “É este profundo amor que sinto por ser retirolandense que me leva a desejar o melhor para minha terra natal e a admirar a nossa história”, emenda destacando que inseriu na letra os principais elementos simbólicos da composição histórica, cultural, educacional e social da sua terra, movido pelo desejo de enaltecer o município onde nasceu no interior da Bahia, na região sisaleira, bem como seu povo simples, trabalhador e digno.


O advogado ressalta que um hino municipal, assim como os demais, não é uma canção qualquer, porque, além de se revestir de oficialidade, o seu lirismo e civismo diferenciados revelam muito amor às raízes, origens, às bases fundantes e fundamentais, à cultura e à história comum de um povo ou comunidade. “O que o diferencia das demais canções, portanto, além do caráter oficial, é o sentimento elevado que move a sua composição, tanto a letra como a música, gerando legitimidade social. O seu entoar nas escolas, eventos culturais, espaços de culto e outros momentos/locais reaviva elementos históricos comuns, enaltece o nascer e o estar inserido naquele lugar, reaviva memórias e valoriza vínculos primordiais”, esclarece. 


Atualmente morando em Salvador, onde atua há dezessete anos como servidor público, Enézio regressa à sua terra natal pelo menos uma vez por mês. “Além de desfrutar da companhia dos meus pais, demais familiares e amigos, aproveito para me renovar no chão abençoado onde nasci, para realimentar o meu amor e o sentimento de pertencimento, valorizar e regar vínculos primordiais, observar as mudanças que vão naturalmente ocorrendo na cidade. É sempre uma alegria sem tamanho poder retornar e passar dias abençoados em nosso Retiro”, conclui referindo-se carinhosamente à sua cidade.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑