Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Hemoba participa das celebrações em homenagem a Santa Dulce

 
Hemoba participa das celebrações em homenagem a Santa Dulce dos Pobres 



A Hemoba participa da programação em homenagem à Santa Dulce dos Pobres, que acontecerá entre os dias 1° a 13 de agosto, na Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), em Salvador. Nos dias 03 e 04/08 e de 07 a 11/08, a Fundação estará com um estande para cadastramento de doadores de medula óssea e orientação para doação de sangue na unidade de coleta das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), localizada no Hospital Santo Antônio. No dia 08, a unidade móvel (Hemóvel) fará coleta no local das celebrações, das 8h às 17h.  


A Trezena, que tem como tema “Santa Dulce: modelo da vida cristã e intercessora da nossa vocação à santidade”, deve reunir milhares de fiéis, devotos e admiradores da Irmã Dulce. Na programação, estão previstos shows musicais de Tuca Fernandes, Thiago Arancam, Padre Antônio Maria, Waldonys, Orquestra da Câmara de Salvador, Orquestra Juvenil do Neojiba e Coral Ecumênico da Bahia. As missas serão realizadas no Santuário Santa Dulce dos Pobres, de 1° a 12 de agosto. Em 13 de agosto, data em que se comemora o Dia de Santa Dulce dos Pobres, ocorrerá a Missa Campal, às 16h. A oração será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha. 


Na área da saúde, além do cadastramento de doadores de medula óssea, orientação para doação e coleta de sangue realizadas pela Hemoba, haverá orientações para a prevenção de doenças, aferição da pressão arterial, medição da taxa de glicemia e vacinação contra Influenza e Covid. Também serão realizados serviços jurídicos, quermesse e a apresentação de espetáculo teatral encenado por alunos do Centro Educacional Santo Antônio, escola fundada por Irmã Dulce. Dentre às homenagens à santa baiana, acontecerá a inauguração da Galeria Santa Dulce dos Pobres, uma mostra de arte a céu aberto, com mais de 500 metros quadrados na Avenida Dendezeiros, no bairro do Bonfim. 


Critérios para doação - Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Nas 24 horas seguintes à doação, o organismo repõe o volume de sangue doado. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. 


Cadastro de medula óssea - O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).  


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑