Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 27 de agosto de 2023

Inteligência Artificial pode ser aliada de arquitetos e urbanistas; Saiba como

 Pesquisa revela que a contratação de arquitetos e urbanistas cresceu cerca de 43% nos últimos anos



Crédito: Divulgação


Ao pensar em começar uma nova obra ou fazer uma reforma, o nome do profissional de arquitetura e urbanismo é um dos primeiros que vem à mente, isso porque são especialistas capacitados para projetar as construções de forma regular, garantindo a segurança dos proprietários e qualidade do serviço.  


O profissional de Arquitetura e Urbanismo pode trabalhar desde em escritórios próprios ou contratos de projetos de forma temporária. Podem, também, acompanhar obras, reformas, planejamento, paisagismo, entre outros, e atuar em áreas como: construção civil, projeto arquitetônico, restauração e conservação de patrimônio, ensino, design de interiores, paisagismo e ambientes, e design industrial, entre outras áreas.  


Uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), em parceria com o Instituto Datafolha, revelou que, no ano de 2022, dez entre cada 100 brasileiros com mais de 18 anos já haviam contratado profissionais para fornecer serviços da área, um aumento de cerca de 43% em relação ao ano de 2015. Os dados destacam o aumento na procura pelos profissionais, que além de projetar de forma regular junto aos órgãos competentes, buscam por soluções sustentáveis e inovadoras, o que reforça a importância desses especialistas em diversos setores. 


 


Inteligência Artificial como aliada 


Para o arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIFACS, Jan Maurício Van Holthe, quem pretende seguir carreira na área precisa direcionar toda a aptidão e competência profissionais para resolução das demandas reais de cada cliente. “É fundamental manter-se constantemente atualizado com as modernas técnicas construtivas, tendências de mercado, ferramentas de auxílio ao projeto, participação em congressos e encontros profissionais, entre outras formas de capacitação”, destaca o mestre. 


Com as novas tecnologias, a exemplo das Inteligências Artificiais (IAs), profissionais de diversos campos têm buscado se adaptar a esta nova realidade. Conforme Jan Maurício Van Holthe, diante desse cenário, é preciso encarar as novas tecnologias como aliadas. “As IAs pode auxiliar os profissionais de várias formas, como na otimização e interpretação de dados estatísticos e/ou geográficos, acelerar processos decisórios envolvendo soluções mais sustentáveis e econômicas para demandas de diferentes naturezas, desenvolvimento de novos materiais e técnicas construtivas, dentre muitas outras possibilidades”, afirma.  


 


Desafio 


De acordo com Jan Maurício, dados da Fundação João Pinheiro – usados pelo Governo Federal – apontam que o déficit habitacional no Brasil atingiu, no ano de 2019, cerca de 5,8 milhões de unidades. Para ele, "esse dado já demonstra a importância dos profissionais que atuam na área da construção civil (arquitetos, engenheiros, operários, etc.) nas próximas décadas para resolver tamanho desafio”. O professor da UNIFACS também enfatiza a responsabilidade dos futuros arquitetos de projetar novos espaços que se adaptem às novas formas de viver, que estão sempre se transformando. 


 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑