Desde o início de agosto, está em vigor a resolução RDC 786/2023. Os laboratórios têm até o dia 06 de novembro de 2023 para se adequarem a todos os requisitos da nova Legislação. Dentro desse contexto, o Laboratório Dr. Pio, localizado em Santana do Livramento (RS), município que fica na divisa com o Uruguai, contou com o apoio do time de Consultoria da Shift, empresa brasileira de tecnologia da informação para medicina diagnóstica e preventiva, para adequar-se à essa nova realidade.
A instituição, que realiza atendimentos tanto para brasileiros como uruguaios, é responsável por cerca de 51 mil atendimentos ao ano. Cliente Shift desde 2021, a plataforma tecnológica suporta a realização de exames e liberação de laudos em português e espanhol.
Segundo a Dra. Adriana Simões Pires Martins, diretora do laboratório, as probabilidades de mudança que a nova legislação traria e seus impactos financeiros e institucionais foram as principais preocupações nesse cenário, o que a motivou a busca pela Consultoria Shift. “O principal desafio que temos enfrentado está sendo inovar, mudar alguns paradigmas, ter mais agilidade e oferecer aos clientes comodidade e segurança, valorizando o laboratório clínico”, explica.
Para apoiar o laboratório, a Shift aplicou uma metodologia exclusiva, desenvolvida por seus especialistas. A Calculadora Shift de Aderência à nova RDC 786/2023 proporciona o entendimento do contexto do laboratório comparado aos requisitos da nova legislação. Com base no diagnóstico realizado através da Calculadora Shift, o time de Consultoria traçou ações de adequação à norma que foram além das soluções Shift.
“Normalmente, os laboratórios, no momento de um trabalho como esse, sinalizam muitas não conformidades com relação à infraestrutura e esquecem da parte de processos. Porém, quando mergulhamos nesse universo, é possível realizar diversas melhorias que não só ajudam na adequação à legislação como trazem outros benefícios importantes. É o nosso papel como parceiro estratégico ir além da tecnologia, contribuindo para o conhecimento e agregando valor junto ao cliente”, ressalta Giani Ribeiro, consultora de Serviços da Shift.
Somado ao diagnóstico da norma, melhorias em processos já definidos pelo laboratório também foram implantadas durante a assessoria junto ao cliente. Diversos processos no laboratório eram realizados de forma manual e puderam ser automatizados - para o registro de uma não conformidade, por exemplo, era necessário encaminhar um e-mail ou preencher uma planilha.
“Hoje, todo esse cenário está automatizado. As não conformidades são registradas de maneira prática e rápida e todos têm acesso a elas, seja na área de atendimento, faturamento e área técnica. Desta forma, foi possível aumentar a segurança nos processos”, sinaliza Keren Hapuc, analista de Serviços Shift que esteve à frente das execuções das ações junto ao laboratório.
A consultoria contribuiu ainda para a rastreabilidade e confiabilidade do processo. Entre as melhorias implementadas está a configuração do transporte de amostras via malote, possibilitando o acompanhamento da temperatura das amostras durante processo de transporte, atendendo à RDC 504 e à RDC 786/2023.
A experiência do paciente, também pôde ser aprimorada após ações de melhoria estruturadas com a utilização do Shift Filas. Assessoria consultiva e personalizada com visão de processo somada a uma maior adoção da solução Shift contribuíram para uma maior rastreabilidade em todo o processo de coleta do paciente, contribuindo melhorias significativas na redução do TAT.
“Com a Shift, tivemos uma melhoria dos nossos processos de atendimento e coleta, rastreabilidade, agilidade para o cliente com a liberação automática e facilidade de acesso aos resultados. O sistema é muito seguro, completo, ágil e traz tranquilidade. A interface com os equipamentos funciona muito bem, assim como com os laboratórios de apoio, o que nos traz muita segurança”, enfatiza a diretora do laboratório, que ressalta ainda: “Esperamos contar sempre com esta parceria para impulsionar nosso negócio e nos apoiar”.
Imagem revistadafarmacia
0 comentários :
Postar um comentário