Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 9 de setembro de 2023

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, acontece no dia 16 de setembro


 Parceria da Rede Biomar com o Projeto Coral Vivo marca o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o CleanUp Day


No Brasil, as ações acontecem em mais de dez cidades no dia 16 de setembro. A estimativa é que mais de duas toneladas e meia de lixo descartado incorretamente sejam recolhidos das praias do país



Crédito: Divulgação


No dia 16 de setembro acontece o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o 'CleanUp Day', movimento mundial que busca sensibilizar a população sobre os impactos e perigos da poluição e do descarte indevido de lixo em praias, rios e florestas. A ação acontece em 191 países ao redor do mundo e, no Brasil, conta com a realização da Rede Biomar e o apoio do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, e seus parceiros. A iniciativa liderada pelo Coral Vivo será realizada em 10 cidades brasileiras com cerca de 35 pontos de limpeza da costa pernambucana até o litoral paulista. 




Cerca de 900 voluntários são aguardados para integrar a ação, que será dividida em duas etapas: coleta e triagem; esta última quando o material será classificado, registrado e pesado. Após a separação dos resíduos em categorias, será feito um painel com estatísticas e dados sobre as especificidades de cada localidade participante. A estimativa é de que 2,7 toneladas de lixo descartado incorretamente sejam recolhidas das praias brasileiras. 




No ano passado, mais de 14,9 milhões de pessoas se engajaram no ‘CleanUp Day’ em mais de 190 países em todo planeta. O resultado foi a retirada de mais de 60 mil toneladas de resíduos. Só no Brasil, os 718 voluntários da Rede Biomar foram responsáveis por recolher mais de 2,5 toneladas de lixo de praias, rios e florestas. 




"O Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa global, que destaca a importância da preservação da vida, com objetivo de mobilizar voluntários em todo o mundo para além da Limpeza dos ambientes naturais, mas também para chamar atenção para o não desperdício água, para a economia de energia, para a não compra de produtos sem necessidade, para o reaproveitamento. Acredito que este megaevento mundial de mobilização cívico-social, em prol da preservação dos ambientes de rios, lagos, praças, praias e oceano, vem trazendo um senso cada vez maior, de que todos os seres vivos do nosso planeta terra vivenciam e sofrem cada vez mais com os impactos da degradação planetária, em especial por conta da gigante produção de lixo e disposição inadequadas desses resíduos", destaca Fábio Negrão, coordenador de sensibilização do Projeto Coral Vivo.




A limpeza costuma ser realizada no terceiro sábado de setembro em diferentes países do mundo e durante a maré baixa, para facilitar as ações. Em todas as localidades onde o movimento atuará, haverá a capacitação de voluntários. 




O CleanUp Day 2023 é realizado em parceria com o Plooging, a Verdejar Socioambiental, a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Seguro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a Secretaria Municipal de Caravelas, Quadritur, a Associação Gota do Óleo, o Parque Nacional Marinho Abrolhos, o Coletivo Jovem Muká Mukaú, Razão Social, o Projeto Alcatrazes, a Escola Coqueiral, Cooperativa Educacional de Porto Seguro (COOEPS), a Associação Nacional de Avião Civil (ANAC), o Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva, a Reserva Extrativista Marinha Corumbau, a Associação de Pescadores de Cumuruxatiba, a Recicla Sul da Bahia, o Centro de Biologia Marinha (CEBIMar)/USP, Projeto Santo André Sustentável, Vila Criativa e Associação de Moradores Esperança do Guaiu. 




"Essa é uma ação que já ocorre há muitos anos e o Coral Vivo foca em formar pessoas para serem líderes em eventos nas suas localidades, o que faz com que a gente consiga alcançar mais quilômetros de praia em cidades onde não estamos presencialmente. Assim, conseguimos monitorar esses lugares a partir desses parceiros. Além disso, é um evento que mobiliza as pessoas, que saem das suas casas para limpar as praias, nós percebemos esse interesse no assunto e vemos uma mudança de comportamento na sociedade, o que esperamos é que essa mudança seja levada para dentro de casa também", conta Flávia Guebert, oceanógrafa e coordenadora geral do Projeto Coral Vivo. 




Sobre a REDE BIOMAR


Formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. 




Sobre o Coral Vivo


O PROJETO CORAL VIVO nasceu no Museu Nacional/UFRJ, a partir de pesquisas em recifes e ambientes coralíneos brasileiros. Desde 2006, com o patrocínio da Petrobras, além de parcerias locais e nacionais, passou a atuar junto a vários setores da sociedade, como os órgãos governamentais; as universidades e escolas; os conselhos gestores; o segmento de turismo; os pescadores e os coletivos jovens. O projeto possui uma Rede de Pesquisas com 13 instituições envolvidas e uma Base de Pesquisas e Visitação em Porto Seguro (BA). Suas ações de educação incluem a formação continuada de professores, a edição e difusão de publicações e vídeos de divulgação científica. O projeto tem vários e importantes livros publicados, disponibilizados gratuitamente para download em seu site, alguns deles alvo de ações de adoção extraordinárias por parte de secretarias de educação, além de uma produção científica robusta e internacionalmente reconhecida e referendada. 




Além de integrar a Rede BIOMAR, o Coral Vivo faz parte também da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, todos projetos apoiados pela Petrobras. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá. 




As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.




Nas redes sociais, o Coral Vivo já tem mais de 380 mil seguidores e em seu canal do Youtube veicula uma produção audiovisual diferenciada em termos de sensibilização e conteúdo. Venha mergulhar nessas redes para saber mais e, quem sabe, ser colaborador e apoiador do Coral Vivo: coralvivo.org.br




Serviço:


CleanUp Day - Dia de Limpeza de Praias


Data: 16 de setembro, a partir das 8h


Locais: Aracaju (SE), Arquipélago Alcatrazes (SP), Arquipélago Abrolhos (BA), Cabo Frio (RJ), Caravelas (BA), Fernando de Noronha (PE), Prado (BA), Porto Seguro (BA) e Santa Cruz Cabrália (BA). 






0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑