Jovens participam de curso profissionalizante gratuito sobre tecnologia e robótica
Quinze jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), vertente social do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping, iniciam hoje (11/09), curso profissionalizante gratuito de tecnologia e robótica. A formação é oferecida pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante).
Os jovens de 14 a 22 anos, moradores de Pernambués, Saramandaia, Boca do Rio, São Cristóvão, Jardim das Margaridas e Cassange, bairros do entorno dos dois shoppings, trabalharão com kit arduino com componentes eletrônicos aprendendo a programar, criar e executar protótipos e pequenas automações. O curso acontece na sede do IJCPM do Salvador Shopping e terá, no total, 236 horas de conteúdo, sendo 100 horas voltadas ao desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas pelas empresas.
Estarão em pauta temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade, respeito, marketing pessoal, postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais. As outras 136 horas serão focadas em introduzir a lógica da programação, IoT (Internet das Coisas, em português) e desenvolvimento de projetos de robótica. Serão 59 encontros, de segunda a sexta, com carga horária de 4 horas diárias.
“É extremamente importante buscarmos diminuir as desigualdades por meio da capacitação da nossa juventude. Ações como essa são uma grande oportunidade de colocarmos o assunto em evidência entre as empresas e trazermos mais apoio para essas causas no mundo corporativo. Temos certeza que será um divisor de águas na vida dos jovens que participarem do programa”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.
“Esta é uma excelente oportunidade para estes jovens, que estão cada vez mais antenados e interessados em tecnologia, aprenderem sobre este universo e se capacitarem para que possa virar um caminho profissional”, diz Naiana Laborda, coordenadora do IJCPM.
Sobre o IJCPM - O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social possui dez anos de atuação, contribuindo através da educação, para transformar a vida de jovens de comunidades com histórico de desigualdade social de moradores dos bairros do entorno dos shoppings. No primeiro semestre de 2023 o IJCPM atendeu cerca de 1,2 mil jovens, de 14 a 24 anos, matriculados ou ex-alunos de escolas públicas, ofertando gratuitamente 28 cursos e oficinas para promover qualificação e desenvolvimento das habilidades e competências da juventude e viabilizou a inserção no mercado de trabalho de 130 destes jovens.
Sobre o Espro - O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada de capacitação gratuita. O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolverem seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva. Em 43 anos de existência, a entidade, que atua em âmbito nacional, encaminhou 521 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,1 milhão de atendimentos sociais. O Espro tem 8 filiais e 50 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 992 municípios, capacitando anualmente mais de 26 mil jovens por meio dos programas e projetos.
0 comentários :
Postar um comentário