Uma força tarefa, formada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Marinha do Brasil, realizou, nos dias 15 e 16, inspeções no litoral baiano para identificar a origem dos resíduos de óleo, através da coleta e análise laboratorial.
A iniciativa visa também monitorar as praias onde foram registradas o aparecimento do material para conter possíveis danos e contaminações ao meio ambiente e o cuidado com a saúde da população.
Na sexta-feira, a equipe percorreu a costa marítima dos municípios de Jaguaripe e Vera Cruz. Já neste sábado, a bordo de uma embarcação da Marinha do Brasil, os especialistas vistoriaram as Ilhas de Tinharé e Boipeba, com paradas em Morro de São Paulo e Cova da Onça.
Técnicos, da Sema e do Plantão de Emergências Químicas/Ambientais do Inema, estão atuando nas cidades afetadas com o objetivo de orientar as prefeituras quanto à limpeza adequada e eficiente, evitando o retorno desses resíduos para o mar, bem como o correto armazenamento e transporte.
0 comentários :
Postar um comentário