FOTO: FREEPIK |
25 de Outubro: Dia do Dentista: saiba como a saúde bucal pode impactar a performance dos atletas
É de conhecimento geral que o equilíbrio do corpo como um todo envolve a saúde bucal e isso vale para todas as pessoas. Mas sabia que a saúde bucal dos atletas demanda uma atenção especial? Um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mostra que problemas orais podem reduzir o aproveitamento dos esportistas em até 22%, impactando diretamente sua performance.
Em geral, os esportistas estão sujeitos a algumas situações como maior exposição a traumas faciais e dentários, uso de protetores bucais intraorais e, ainda, o consumo elevado de isotônicos, termogênicos e suplementos pode causar erosões dentárias, já que alteram a flora bacteriana da boca. Além desse detalhe, o estresse das competições eleva a ocorrência de DTM (disfunção temporomandibular), grupo de alterações ou problemas nas articulações que ligam o maxilar à mandíbula e bruxismo, pois os atletas tendem, nesses momentos, a pressionar a mordida.
Outro fator que influencia diretamente no desempenho esportivo é a respiração, que pode ser afetada por problemas bucais e pelo desalinhamento dos dentes.
Com o intuito de prevenir e tratar problemas orais de esportistas, a odontologia do esporte é uma das especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Nesta área, os profissionais têm como foco as particularidades e especificidades dos atletas com a intenção de promover, além da saúde bucal adequada a essa população, uma melhora no seu rendimento físico.
“Os dentistas especializados em esporte têm um olhar cuidadoso e profundo sobre os dentes e todas as partes da cavidade bucal”, diz o Dr. Sérgio Lago, Mestre e Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N. Implant System. “O profissional sabe que a saúde bucal pode impactar a performance do atleta, desde o rendimento nos treinos e competições, até a respiração, circulação e seu descanso e sono”, conclui.
E a parceria entre dentista e atleta também tem importante papel na prevenção de problemas. Afinal, vulnerável e com dores, o esportista ficará incapacitado de oferecer o melhor do seu desempenho nas competições. “Por isso é imprescindível que o atleta mantenha a saúde bucal em dia com a escovação regular e uso do fio dental, sempre priorizando os check-ups odontológicos, ao menos duas vezes por ano”, diz o Dr. Lago. “E em função dos hábitos nutricionais dos atletas, o dentista pode, em alguns casos, sugerir um tratamento interdisciplinar entre dentista e nutricionista, para debaterem em conjunto sobre a rotina alimentar e suplementação”, finaliza.
Fonte S.I.N. Implant System
0 comentários :
Postar um comentário