O Congresso Nacional estará iluminado de vermelho na noite de hoje (29/9) em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado na mesma data. O objetivo é alertar para a necessidade de prevenir e tratar as doenças cardiovasculares.
Óbitos
As doenças cardíacas são a principal causa de morte em todo o mundo. De acordo com a Federação Mundial do Coração, cerca de 17,3 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a infartos, AVCs e outros problemas relacionados ao coração. No Brasil, as doenças do coração também são uma das principais causas de morte, responsáveis por 30% dos óbitos, o equivalente a 400 mil mortes por ano, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).
Os principais fatores de risco para problemas cardiovasculares apontados pelo MS incluem hipertensão, diabetes, níveis elevados de gordura no sangue, histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, falta de exercício e doenças da tireoide. A recomendação é procurar um cardiologista em caso de qualquer sinal de alerta. A prevenção é fundamental para cuidar da saúde do coração.
Prevenção
As ações desenvolvidas em vários países, que contam com a participação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Unesco, visam estimular a prevenção por meio da adoção de estilos de vida saudável como:
- prática de atividades físicas;
- abandono do tabagismo;
- adoção de alimentação saudável com menos açúcar e mais legumes e frutas;
- restrição no consumo de bebidas alcoólicas.
0 comentários :
Postar um comentário