SJDH participa de mutirão de atendimento para pessoas em situação de rua
na Arena Fonte Nova
O mutirão tem o objetivo de agilizar a emissão de documentos e facilitar o acesso da população mais vulnerável a benefícios sociais
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) participa do 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua (Pop Rua Jud Salvador), direcionado ao atendimento a idosos e pessoas com deficiência em situação de rua. A ação, promovida pelo Tribunal Regional Federal (TRF 1) e instituições parceiras, acontece nesta terça e quarta-feira (3 e 4/09), na Arena Fonte Nova, das 8h às 15h. A ação tem o objetivo de agilizar a emissão de documentos e facilitar o acesso da população mais vulnerável a benefícios sociais.
No local, serão oferecidos os serviços de emissão de documentos (RG, CPF, certidões) e do Passe Livre Intermunicipal; regularização de Título de Eleitor; orientação jurídica; análise de bolsa-família; análise de benefícios previdenciários (Loas, pensão por morte, auxílio-reclusão etc.); saúde; assistência social e Cadastro Único (CadÚnico).
A SJDH, através da Coordenação de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa (CAPI/SUDH), vai disponibilizar orientações, encaminhamentos, informações para os cuidados desse segmento da população com 60 anos e mais, além da distribuição de material informativo. Por meio da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef/SJDH), a SJDH vai ampliar a emissão do benefício a essas pessoas em situação de vulnerabilidade para garantir o acesso gratuito ao transporte coletivo intermunicipal.
"O mutirão é uma oportunidade para essas pessoas terem acesso a diversos documentos para garantir o acesso a benefícios sociais e outros serviços. Além disso, vamos orientar e identificar as necessidades, dando todos os encaminhamentos necessários para que elas possam ter uma vida digna e serem vistos como cidadãos”, explica a coordenadora de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos da SJDH, Maria Fernanda Cruz.
O mutirão contará também com a participação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública da Bahia, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Procuradoria de Direitos Humanos do MPF, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Prefeitura Municipal de Salvador, Centro Espírita Cidade da Luz, entre outras instituições.
0 comentários :
Postar um comentário