Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 25 de novembro de 2023

Caminhada Negra de Salvador leva baianos e turistas a espaços históricos

Foto: Divulgação/Guia Negro



 Caminhada Negra de Salvador leva baianos e turistas a espaços históricos com protagonismo negro, neste sábado(25)


O evento gratuito promovido pelo Shopping Center Lapa, em parceria com o Guia Negro, tem início às 09h30, no Elevador Lacerda; para participar interessados devem se inscrever no Sympla


No mês da Consciência Negra, o Shopping Center Lapa, em parceria com o Guia Negro, promove no dia 25 de novembro, das 09h30 às 12h, a maior Caminhada Negra de Salvador. O evento faz parte da programação do Novembro Negro do Lapa, que este ano traz o protagonismo da história negra na capital baiana. Para participar, o público precisa se inscrever no site do Sympla, através do link https://www.sympla.com.br/evento/caminhada-negra-salvador/2238258. O ingresso é limitado a 01 por pessoa. 



A Caminhada Negra de Salvador traz a narrativa da experiência turística da cidade, destacando espaços, cultura e personagens importantes da cena afro-brasileira. O ponto de encontro escolhido foi a Praça Visconde de Cairu, localizada no Comércio, na qual está a escultura de Maria Felipa, heroína brasileira que em julho deste ano ganhou um monumento pela sua participação histórica na Independência do Brasil na Bahia. O percurso é conduzido por anfitriões do Guia Negro que trazem as perspectivas culturais e históricas da cidade, passando pelo famoso Restaurante Alaíde do Feijão, a Sede do Olodum, a Casa do Benin, entre outros. Para Guilherme Soares Dias, fundador da plataforma de afroturismo, a Caminhada permitirá que as pessoas mergulhem nas complexidades da história baiana, promovendo uma compreensão mais profunda das lutas e conquistas dos negros no Brasil. “Tão importante quanto os lugares onde passarmos, serão as narrativas que contaremos sobre o legado do nosso povo, cultura, e contribuições na sociedade”, explica.



O tour gratuito promovido pelo Shopping Center Lapa resgata o direito à memória do povo preto, oportunizando baianos e turistas a entrarem em contato com o passado, o presente e o que querem para o futuro do ponto de vista da representatividade e do pertencimento. “Queremos que os visitantes venham vivenciar, conhecer e se reconhecer através da arte e da memória do seu povo representada em cada espaço. Será a maior Caminhada Negra de Salvador de todos os tempos. Todas e todos estão podem participar”, convida Aline Ferraz, gerente de marketing do Lapa.



Novembro Negro o ano inteiro



A Caminhada Negra de Salvador é mais uma das iniciativas contínuas do Shopping Center Lapa no fomento à equidade e valorização da diversidade. Como o primeiro Shopping da capital baiana a receber o selo da Diversidade Étnico-Racial - promovido pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), que reconhece as boas práticas de diversidade e inclusão no ambiente empresarial, o Center Lapa reforça seu compromisso na promoção da igualdade, equidade e valorização da comunidade negra por meio de ações e políticas assíduas durante o ano inteiro.


Alinhado às políticas do Grupo AD Shopping, o Center Lapa vem atuando para transformar o mall em um espaço cada vez mais inclusivo, respeitoso e reflexo da diversidade, desde então, vem atuando em políticas internas a partir do aumento da contratação de profissionais negros em todas as áreas do mall, sendo 64% operacio73% supervisão e 25% na gerência; 90% de protagonismo negro em campanhas publicitárias. Além disso, iniciativas voltadas para a comunidade negra ao longo do ano: Julho das Pretas, Preto Cine, Ações de Conscientização à Anemia Falciforme, entre outras. 


Serviço: 


O quê: Caminhada Negra de Salvador


Local: Praça Visconde de Cairu - Comércio


Dia e horário: 25 de novembro, a partir das 09h30.


Evento gratuito


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑