Expo Carnaval: Gestores ressaltam importância da folia para impulsionar economia e turismo
Empresários, representantes do setor público, do turismo e de setores que fazem a maior festa de rua do planeta acontecer participam, a partir desta sexta-feira (24), da Expo Carnaval, que acontece até o domingo (26), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. Integrante da programação do Novembro Salvador Capital Afro, a Expo Carnaval Brazil 2023 reúne palestrantes oriundos de diversas regiões do país que, através de painéis e palestras, apresentam propostas e novidades que visam ampliar o poder de atração da festa para angariar mais recursos, investidores, infraestrutura e visitantes.
Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a Expo Carnaval é uma experiência de extrema importância para o mercado. O gestor pontuou que a feira serve ainda para estreitar laços com outras entidades do setor, pois acredita que ainda há uma carência grande de investimento do governo federal e que, sendo assim, é necessário demonstrar o potencial que o Carnaval possui, exaltando que um volume maior de investimento traz mais resultados positivos para as cidades.
“Este é um evento que tem o trabalho de fortalecer o Carnaval brasileiro. Isso passa pela percepção de que o Carnaval é, de fato, um evento que impacta em torno de 50 milhões de pessoas, reunindo todas as principais cidades do país. O Carnaval movimenta mais a economia do que qualquer outro evento, tem apelo internacional acima de qualquer outra atividade econômica, gerando importantes divisas para cidades, para os estados e para todo o Brasil, com movimentação ainda da economia criativa durante um ano inteiro. Todos esses aspectos estão sendo discutidos aqui”, destacou Edington.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, lembrou que Salvador se consolidou no calendário do turismo nacional como um dos maiores destinos para turistas locais e estrangeiros. “É importante realizar eventos como este, promovendo a festa para outras cidades, com outras culturas. Dessa forma, começamos uma contagem regressiva, que termina com o Carnaval, mas reúne diversos eventos para fortalecer o verão”, avaliou.
Lopes acredita que a Expo Carnaval é bastante relevante para os meios de hospedagem, pois é no período da folia que ocorre o pico de demanda do setor, com até 100% de ocupação nos 400 hotéis da cidade. “Então, um evento como esse, muito bem organizado e recebendo pessoas do Brasil inteiro, fortalece o calendário da cidade, para que possamos divulgar cada vez mais o Carnaval, beneficiando toda a rede produtiva. Por isso mesmo, somos parceiros da Prefeitura nessa divulgação de Salvador nos principais destinos turísticos nacionais e mundiais”, completou.
Um dos idealizadores e representantes da Central do Carnaval, Joaquim Nery, com vasta experiência na comercialização de abadás, camarotes e ingressos para demais espaços da folia momesca da capital baiana, salientou a importância da feira para fortalecer ainda mais a versão soteropolitana da festa. “Salvador foi muito prestigiada em receber esta feira por dois anos seguidos, um evento pré-Carnaval que proporciona a troca de experiências, de ideias e conceitos, onde cada um conta para o outro como é a dinâmica do Carnaval na sua cidade, e isso acaba ajudando a todos, de forma geral. É muito bom para o Carnaval, pois reúne essas pessoas de vários cantos do Brasil e que pode servir de inspiração para a promoção de outros eventos”.
“O calendário de festas do verão, que inclui o Carnaval, é um período em que a economia está aquecida na cidade. Pelo segundo ano consecutivo, realizamos este evento que movimenta o Brasil inteiro e mostra a força da economia do Carnaval que, neste momento, em Salvador, é um grande expoente. Aqui, temos toda uma estrutura que sabe receber bem pessoas de todos os grandes centros, além de conter elementos de todos os modelos de Carnaval do Brasil em um único lugar”, declarou o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães.
Intercâmbio – O encontro agrega negócios e cultura, com participação de grandes nomes locais e internacionais, discutindo questões relevantes sobre Carnaval, cultura, arte e turismo. A festa segue até domingo (26), quando as ruas do Centro Histórico de Salvador recebe diversas manifestações carnavalescas de todo o país, como os Bonecos de Olinda (Pernambuco); o Boi Caprichoso de Parintins (Amazonas); representantes das escolas de samba vencedoras do desfile de 2023, Mocidade Alegre (São Paulo) e Imperatriz Leopoldinense (Rio de Janeiro); o Grupo Flor do Campo (Cuiabá); a Orquestra de Frevo (Pernambuco); os blocos baianos Malê Debalê, Filhos de Gandhy e Cortejo Afro, e uma série de atrações-surpresa.
Os ingressos para visitar a feira e para assistir aos painéis de debates são gratuitos e podem ser adquiridos no site www.expocarnavalbrazil.com.br. Também na página pode ser conferida a programação completa.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
0 comentários :
Postar um comentário