A capital baiana vai receber, entre os dias 21 e 26 de novembro, o Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb), que será realizado pela primeira vez no município. O evento integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e visa promover um diálogo entre as diásporas afro-atlânticas, sobretudo a África e as Américas e Caribe, a partir da distribuição e exibição/circulação audiovisual.
Este ano, o festival tem como tema central “Transatlanticidade”, concebido pela historiadora negra Maria Beatriz Nascimento. De acordo com Tatiana Carvalho Costa, presidente da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) e idealizadora do Festival, a vinda do evento para Salvador faz parte de um momento de crescimento da Apan, que representa profissionais do audiovisual negro e trabalha incessantemente pela presença e permanência dos profissionais nos mercados e imaginário coletivo.
“Dentro desse momento de reconstrução democrática e retomada de políticas públicas para a cultura e de um crescimento do cinema nacional, ressaltamos a importância de abraçar a vocação da nacionalização, entendendo Salvador como uma cidade fundamental para que a discussão também ocorra fora do eixo Rio – São Paulo. O evento é uma troca, pois temos um forte diálogo com Salvador no sentido de aprender melhor as questões de representatividade negra”, disse Tatiana.
Atividades gratuitas – Entre os eventos confirmados durante o Fianb estão a Oficina de Introdução aos Métodos de Distribuição, com Talita Arruda; sessões de exibição de audiovisuais no Boca de Brasa, no Cine Glauber Rocha e no Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO); além de um workshop sobre “A presença negra e feminina nos espaços de poder dos processos narrativo”, com Mariana Jaspe, na Casa do Comércio. A programação completa pode ser acessada no site www.fianb.com.br/programacaosalvador2023 e as inscrições através do endereço https://prefsa.org/Vscuo.
Toda a programação do Fianb é gratuita. Para participar das mesas, debates e oficinas, é necessário fazer a inscrição, selecionando a atividade que deseja fazer. No ato da inscrição, é necessário selecionar a atividade que deseja assistir. Para as sessões de cinema não é necessária a inscrição, mas sim, a retirada de ingressos que será anunciada nas redes sociais da Apan.
0 comentários :
Postar um comentário