Início do Outono: nutricionistas dão dicas de alimentação para dias quentes e frios na estação
O dia 20 de março é conhecido como o início do Outono no hemisfério sul. A estação é lembrada por ser a ponte entre o Verão e o Inverno, com principal característica na queda de temperaturas. Por isso, preparamos uma lista de receitas para os dias quentes e frios da época, com a ajuda de nutricionistas, que também comentam os benefícios do cardápio. Confira:
Dias Quentes:
Géssica Ortiz, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais), separou três receitas para dias com temperatura alta, veja abaixo.
Vitamina com framboesa e laranja
Ingredientes:
300 ml de suco de laranja;
1 Colher de sopa de hortelã picada;
100g de polpa de framboesa;
1 Unidade de iogurte integral;
200 ml de bebida de aveia;
5 Cubos de gelo.
Modo de Preparo:
Em um liquidificador adicione todos os ingredientes e bata até tudo ficar bem homogêneo.
O Outono é o período em que temos a safra da laranja, fruta rica em alguns minerais e em vitamina C e que também possui muitos antioxidantes, sendo ótima para evitar doenças nesses meses mais frescos. Para começar o dia com tudo, nada como tomar uma vitamina com framboesa e laranja logo no café da manhã. Afinal, além de somar os benefícios, dois ingredientes principais, a receita conta com o iogurte, rico em probióticos, auxiliando a manutenção da flora intestinal, e com cálcio, que evita a osteoporose. A boa notícia é que o leite utilizado nessa bebida é o de aveia, o que significa que a vitamina é indicada para veganos e pessoas com intolerância ou alergia à lactose.
Espaguete de abobrinha com molho de cogumelos
Ingredientes:
2 Abobrinhas cortadas em fatias bem finas;
150g de cogumelo shimeji;
2 Unidades de tomate picado;
½ xícara de castanha do Pará picada;
1 Dente de alho;
1 fio de azeite extra-virgem;
Sal e pimenta á gosto;
Folhas de manjericão;
Cúrcuma em pó a gosto.
Modo de Preparo:
Escalde a abobrinha por 1 minuto na água fervente com um pouco de sal e escorra. Em uma panela, aqueça o azeite, doure o alho, acrescente o cogumelo shimeji e refogue. Junte os cubos de tomate, tempere com a cúrcuma, o sal e a pimenta. Envolva o espaguete de abobrinha ao molho, salpique a castanha do Pará e as folhas de manjericão. Sirva em seguida.
Talvez você não saiba, mas a época da abobrinha é entre março e maio, então este é o momento ideal para acrescentá-la à sua dieta. Se você é vegetariano ou vegano, saiba que a receita de espaguete de abobrinha com molho de cogumelos é uma ótima opção. Afinal, a abobrinha é muito nutritiva, sendo fonte de minerais e vitaminas do complexo B. Isso sem falar que é ótimo para quem está em processo de emagrecimento, já que combate as taxas de açúcar no sangue e possui poucas calorias.Cogumelos também são uma boa pedida, pois além de muito nutritivos, possuem baixo teor de gordura e poucas calorias, são ricos em minerais como potássio, iodo, cálcio e fósforo, e em vitaminas do complexo B. No caso do shimeji, que será o utilizado na receita, ele é ainda uma fonte de fibras e ajuda no combate a doenças crônicas, como o câncer, eles podem ser armazenados por mais tempo, mas sempre tomando o cuidado no modo de armazenamento desse alimento.
Sanduíche de pasta de abacate
Ingredientes:
1 Xícara de chá de abacate amassado;
1 Tomate cortado em fatias;
2 Fatias de pão integral;
Sal e pimenta á gosto;
1 Limão espremido;
1 Colher de azeite extra-virgem;
2 Fatias queijo minas;
Coentro para decorar.
Modo de Preparo:
Misture o abacate amassado com o suco de limão, o sal e a pimenta.
Unte uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e doure as fatias de pão dos dois lados.
Sobre cada fatia de pão espalhe uma porção de pasta de abacate.
Por cima, duas rodelas de tomate e uma fatia de queijo branco.
Regue com um fio de azeite, polvilhe pimenta do reino ralada na hora e decore com uma folha de coentro.
Sirva em seguida.
Uma ideia de lanche perfeita para lanches entre as principais refeições, fácil de fazer e prática por poder levar para qualquer lugar! O abacate, por ser o ingrediente principal, uma fruta que é da safra de outono, além de rico em vitaminas A, C, E e do complexo B, o abacate também é muito utilizado em dietas de emagrecimento, tem componentes com ação anti-inflamatórias que impedem a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, o que previne doenças como arteriosclerose. Além disso, é riquíssimo em gorduras monoinsaturadas, que são capazes de reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol e é ótimo para evitar doenças cardiovasculares. A receita é rica em fibras e é muito indicada para ser consumida entre as refeições, já que dá mais disposição para o resto do dia.
Dias Frios:
Eleonora Galvão, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais) especialista em nutrição vegana e vegetariana, indica três receitas para dias com temperaturas amenas, veja abaixo.
Creme de abobrinha e couve-flor com curry
Ingredientes:
2 abobrinha com casca;
2 xic. de couve-flor;
400ml de leite de coco natural;
2 col. sopa de curry;
1 cebola picada;
2 col. sopa de azeite de oliva;
Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de Preparo:
Em uma panela, refogue a cebola com o azeite e leve ao fogo baixo as abobrinhas e a couve-flor, com o leite de coco, deixando ferver por 10 minutos. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador com o curry, sal e a pimenta. Voltar para a panela, acertar o tempero e servir em seguida.
Benefícios:
Preparações quentes, de fácil digestão e adicionadas de especiarias contribuem para a digestão e consequentemente maior absorção de nutrientes. Especiarias tem ampla ação em nosso organismo, promovem uma melhor digestão por terem propriedades que atuam em nossos processos digestivos. No clima frio, é possível que sintomas como queimação, flatulência e distensão abdominal ocorram, pois nossa digestão também depende da temperatura. Elas ajudam a combater dispepsia, enjôos e flatulência, por estimularem funções gástricas e biliares.
Golden Milk
(bebida quente anti-inflamatória):
Ingredientes:
1 xic. de leite vegetal de castanhas ou amêndoas;
1 col. sopa de mix de especiarias (cúrcuma, cardamomo, noz moscada, canela) OU mix pronto “Golden Milk”;
1 fio de melado ou adoçante natural da preferência;
1 col. café de gengibre ralado.
Modo de preparo:
Levar todos os ingredientes ao fogo para aquecer, exceto o adoçante que deve ser colocado por último. Misturar até que fique homogêneo e morno. Servir em seguida.
Benefícios:
O mix de especiarias usado nesta bebida tem altíssimo potencial anti-inflamatório, que auxiliam no bom processo digestivo, além de ser uma boa opção para trocar o hábito de beber excesso de cafés ao longo do dia, hábito muito prejudicial em uma rotina estressante e interagindo negativamente com ansiedade.
Mingau de Aveia com Pera
Ingredientes:
1/2 xic. de aveia em flocos;
1/2 xíc. de leite vegetal de castanhas ou amêndoas;
1 pera willians cortada em pedaços médios;
Canela em pó à gosto;
1 pitada de noz moscada;
1 pitada de gengibre em pó.
Modo de preparo:
Em uma panela adicione a pêra picada, o leite vegetal e as especiarias a gosto e deixe ferver em fogo médio/alto. Reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos ou até que a fruta esteja macia. Adicione a aveia, mexa bem e continue mexendo em fogo baixo, até que chegue na consistência desejada. Deixe esfriar por 5 minutos. Sirva em seguida.
Benefícios:
Ótima opção para iniciar o dia ou consumir como um lanche da tarde, rica em nutrientes e fibras. A pera é uma fruta da estação outono, rica em fibras, contribui para a saúde intestinal e gera saciedade ao longo do dia, especialmente quando consumida com a casca. Além disso, a pera ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e ação de radicais livres, por conter flavonoides e antioxidantes que atuam protegendo o organismo dos danos responsáveis pelos prejuízos do estresse oxidativo.
FONTES:
Géssica Ortiz, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais)
0 comentários :
Postar um comentário