Está circulando na internet, via redes sociais uma suposta “antecipação” do calendário de pagamentos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no país.
No entanto, o órgão emitiu comunicado informando que “não há esse adiantamento para todos, somente para quem reside no Rio Grande do Sul, todos vão receber no 1º dia do calendário (24/6)”.
“Para esses beneficiados do Sul a antecipação do calendário vai prevalecer até que seja determinado o fim do estado de calamidade pública no estado. Os demais aposentados e pensionistas seguirão o calendário normal”, afirma o INSS por meio do portal do governo Gov.br.
Como todos os meses, primeiro são pagas as aposentadorias e pensões de quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412). Para esse grupo o valor será creditado de 24 de junho até 5 de julho.
O pagamento leva em consideração o número final do cartão de pagamento do benefício, desconsiderando o dígito verificador que fica depois do traço.
Os primeiros a receberem os pagamentos, que acontece sempre em dias úteis, são aqueles que têm o Número de Inscrição Social (NIS) com final 1. Sendo pago um grupo por dia.
Já para quem recebe acima do piso nacional (R$ 1.412) os pagamentos serão de 1º de julho até 5 de julho. Nesse grupo os créditos também são feitos levando em conta o número final do benefício. Esses pagamentos são feitos de dois em dois grupos, começando para quem tem dígito final 1 e 6.
Atualmente, o INSS paga mensalmente 39,9 milhões de benefícios.
Créditos: Agência Brasil
0 comentários :
Postar um comentário