Laboratório lança painel viral que detecta mais de 20 tipos de vírus
O diagnóstico do patógeno favorece um tratamento adequado e diminui as chances de internações ou complicações mais graves
Não é incomum que as pessoas digam estar com virose ao apresentar sintomas como febre, tosse e catarro, como se tudo fosse uma coisa só. Mas a verdade é que existe uma variedade dessas síndromes respiratórias e que, apesar de apresentarem sintomas muito parecidos, a depender do vírus, elas podem promover danos maiores aos pacientes, especialmente em crianças e idosos.
A aproximação do inverno com quedas de temperatura e mudanças climáticas é favorável para a proliferação de vírus causadores de doenças respiratórias. Durante este período, os casos de pessoas acometidas por viroses, gripes, resfriados, entre outros aumentam. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Bahia, em 2024, já foram notificados 3.259 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) hospitalizados, número que representa um aumento superior a 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Pensando na necessidade do diagnóstico correto e em seus benefícios, o IHEF Laboratório lançou um painel viral que realiza o diagnóstico molecular dos 24 patógenos virais mais comuns nas síndromes respiratórias. “Ele é de fundamental importância, pois elucida qual o causador da infecção através de um método de grande precisão, principalmente para crianças e pacientes com deficiência imunológica e, também, idosos com comorbidades, o que garantirá para o médico a melhor conduta em relação ao paciente”, informa o farmacêutico e bioquímico Marcus Machado, diretor técnico do IHEF Laboratório.
O especialista explica que o diagnóstico correto do patógeno viral causador da síndrome respiratória é de grande importância para o seu tratamento. “É através desse diagnóstico que o médico vai avaliar clinicamente o paciente e poder tomar a melhor conduta de tratamento”, diz Machado. Isso ajuda a prevenir quadros que necessitem de internação ou que essas síndromes evoluam para complicações mais graves.
O painel molecular é realizado pela técnica de PCR, para a detecção dos micro-organismos. Dentre os patógenos detectados estão: adenovírus humano, bocavírus humano, entenovírus, rinovírus humano, além de diferentes tipos do vírus Influenza e do coronavírus. A entrega dos resultados acontece em 02 dias úteis e a coleta do exame está sendo realizada na unidade da Avenida Getúlio Vargas.
0 comentários :
Postar um comentário