Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Bahia conta com novo Complexo Eólico

 


Bahia conta com novo Complexo Eólico de R$ 3 bilhões e reforça liderança na transição energética


A Bahia celebrou mais um avanço significativo na área de energia renovável com a inauguração do Complexo Eólico Novo Horizonte, da Pan American Energy, no município de Boninal, a 505 km de Salvador. O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (03), contou com a presença de autoridades como o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.


O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância de gerar emprego e renda, ao mesmo tempo em que se avança na transição para uma matriz energética mais limpa. “Estamos em um momento de atração de investimentos globais na área da economia verde, queremos que as indústrias venham também para o Nordeste com a responsabilidade social em relação ao meio ambiente e às comunidades locais”, disse o governador.


Em seu discurso, o ministro Alexandre Silveira destacou o papel de liderança da Bahia na produção de energia eólica, reforçando a posição do país na transição energética global. “Se o Brasil já é líder mundial na transição energética justa e inclusiva, a construção desse complexo nos fortalece ainda mais nesse protagonismo”, afirmou o ministro.


Representando a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o chefe de gabinete André Ferraro, relembrou os esforços do Governo do Estado desde 2023 com o programa Bahia +Verde, que visa liderar a transição energética através de projetos de energia solar, eólica, hidrogênio verde e demais fontes  renováveis. “O Complexo Eólico Novo Horizonte está dentro das perspectivas e metas do programa Bahia +Verde, que impulsiona nossa transição para uma matriz energética limpa e sustentável. Com esta iniciativa, reafirmamos o compromisso da Bahia em liderar a agenda de sustentabilidade e inovação energética no Brasil, promovendo desenvolvimento econômico e social com responsabilidade ambiental”, destacou.


Sobre o Complexo


Com capacidade instalada de 423 MW, o Complexo Eólico Novo Horizonte será capaz de abastecer cerca de 1 milhão de residências. Durante a construção, o empreendimento gerou 2.600 empregos, majoritariamente com mão de obra local, e alcançou a marca de 8 milhões de horas trabalhadas sem incidentes fatais, um recorde no Brasil, segundo o CEO da PAE, Marcos Bulgheroni.


O Complexo abrange seis municípios baianos: Boninal, Novo Horizonte, Ibitiara, Piatã, Brotas de Macaúbas e Oliveira dos Brejinhos, cobrindo uma área de 2,7 mil hectares. Este desenvolvimento reforça o compromisso da Bahia com a energia renovável, consolidando sua posição como líder na transição energética do Brasil.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑