Blitz socioeducativas intensificam ações preventivas aos incêndios florestais
Em mais uma ação do programa Bahia Sem Fogo serão realizadas blitz no mês de agosto para intensificar as atividades preventivas e reduzir a incidência de incêndios florestais durante o período de calor intenso, seco e de baixa umidade do ar, condições propícias para a ocorrência desses incêndios.
As ações de monitoramento e sensibilização preventiva visam alertar as comunidades rurais sobre a proibição do uso do fogo (Suspensão da Declaração de Queima Controlada), os riscos da queima de lixo em coivaras durante o período restritivo, além de conscientizar motoristas e passageiros sobre os danos causados pelos incêndios florestais.
“A medida que as condições climáticas, como calor intenso e baixa umidade do ar, que favorecem a incidência dos incêndios, se aproximam, nós avançamos para o estágio de rondas para coibir o uso do fogo neste período”, ressaltou a diretora-geral da Sema e coordenadora do programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes.
Caravana Bahia Sem Fogo
A Caravana é um programa do Governo da Bahia coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em colaboração com diversas pastas, órgãos estaduais e a sociedade civil, tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção de incêndios florestais. Este esforço coletivo visa à educação ambiental, destacando a necessidade de abordar os incêndios de maneira preventiva para reduzir os riscos e os danos ao meio ambiente no território baiano.
A Caravana já está em sua terceira etapa. As primeiras edições ocorreram na Chapada Diamantina e na região Oeste, impactando mais de 7 mil pessoas, abrangendo crianças, adolescentes e adultos. A terceira etapa está percorrendo 12 municípios da região Norte do estado baiano, levando uma programação intensa de atividades de mobilização e educação ambiental.
Bahia Sem Fogo – O Programa Bahia Sem Fogo é coordenado pela Sema, por meio do Grupo de Trabalho (GT), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).
0 comentários :
Postar um comentário