Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Julho das Pretas - Evento gratuito em Salvador com seminários

Fundo Agbara realiza evento gratuito em Salvador em homenagem ao Julho das Pretas


Celebração acontece dia 21 de julho no Largo Tereza Batista, com seminários, feira criativa e shows de artistas locais; iniciativa envolveu 140 vagas de ações formativas gratuitas


Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/7), o Fundo Agbara, o primeiro Fundo Filantrópico de Mulheres Negras para Justiça Racial da América Latina, em parceria com o Coletivo Comida de Preta, realiza, em Salvador, no dia 21 de julho, o "Julho das Pretas: Celebrando a Ancestralidade, Construindo Futuros", evento que acontecerá no Largo Tereza Batista, Pelourinho. A iniciativa, aberta ao público e gratuita, oferecerá seminários sobre temas como “Mulheres Negras e Participação Política”; “Mulheres Negras: Trabalho e Renda” e “Criação de Conteúdo para o Empreendedorismo”, além de uma feira criativa e shows de artistas locais.


Um cortejo de abertura protagonizado pela Banda Didá e a Negra Jhô iniciará a programação de atividades, às 13h. Em paralelo, o público poderá prestigiar ao longo do evento, além dos seminários, uma feira de economia criativa com 20 expositoras, incluindo a participação de mulheres quilombolas que irão comercializar seus artesanatos. Por fim, o Samba Ohana se apresentará para encerrar a comemoração. 


Como parte das ações para celebrar o Julho das Pretas, a organização abriu 140 vagas de oficinas formativas, culturais e de apoio ao afroempreendedorismo, nos bairros Cajazeiras, Uruguai e Cabula. O cronograma foi para os dias 15, 16 e 19, com aulas voltadas para o fortalecimento da sociedade civil (coletivos e organizações), empregabilidade e empreendedorismo. As últimas oficinas serão ministradas no dia 19, no bairro Cabula, onde foram abertas 70 vagas para aulas de "Marketing digital para mulheres negras empreendedoras e artesãs" e "Desenvolvimento institucional para lideranças negras". As inscrições já encerraram. 


Desde a sua primeira edição, o "Julho das Pretas" tem sido uma plataforma essencial para a reflexão e ação em prol das mulheres negras, destacando suas contribuições históricas e o enfrentamento ao racismo. Nas edições de 2022 e 2023, o Fundo Agbara organizou eventos online com palestrantes renomados e apoiou manifestações presenciais em diversas regiões do Brasil.


A presença do Agbara na capital baiana representa um marco importante para a organização. Aline Odara, Diretora Executiva do Fundo, destaca a importância dessa iniciativa. “Chegar a Salvador com o 'Julho das Pretas' é um marco significativo em nossa trajetória. A Bahia é um estado que sempre acolheu e acreditou em nosso trabalho e temos aqui uma importante parte da nossa rede. Estar presente nesse território fortalece ainda mais nosso objetivo de promover justiça social e direitos econômicos para as mulheres negras”, disse Aline.


O evento será realizado com o apoio da Secretaria de Articulação Comunitária; Prefeituras Bairros de Salvador; Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI); Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR); Fundação Tide Setubal; Tik Tok; Fundação José Silveira (FJS); Espaço Cultural Alagados; Mansão das Maravilhosas; Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (Cedhu).





SERVIÇO - Evento de encerramento


Evento será aberto ao público e gratuito


Data: 21 de julho de 2024


Horário: 13h às 20h


Local: Largo Tereza Batista, Pelourinho, Salvador, BA


Programação:


13h - Saída do Cortejo com Banda Didá e Negra Jhô do Terreiro de Jesus até o Largo Tereza Batista


14h - Início do Seminário e Feira


14h15 - Mesa 1 - Mulheres negras, participação política e a Marcha das mulhes negras | Com Valcedir Nascimento e Carolina Pinho


15h15 - Mesa 2 - Trabalho e Geração de Renda para Mulheres Negras | Com Najara Black, Mônica Anjos, Gisele Cunha e Danielle Pires


16h30 - Mesa 3 - Criação de conteúdo para empreendedoras | Com Val Benvindo e equipe do Tik Tok


17h30 - Competição de Pitch com mediação do Clube Dazminas (9 premiações de R$500,00 para as vencedoras!)


20h30 - Show de Samba Ohana





Sobre o Fundo Agbara


O Fundo Agbara é o primeiro Fundo Filantrópico de Mulheres Negras para Justiça Racial da América Latina, cuja missão é lutar por justiça econômica e promover o exercício dos direitos econômicos de mulheres negras. Desde a sua criação, já captou mais de R$ 3 milhões, impactando diretamente a vida de mais de 2.500 mulheres negras, lutando por dignidade humana, equidade racial e de gênero, por meio da promoção de acesso a direitos econômicos para o público-alvo: mulheres negras individuais, coletivos e organizações de mulheres negras, oferecendo formações técnicas e políticas sobre raça, gênero/feminismo e meio ambiente, além de apoio financeiro direto.


 


Sobre o Coletivo Cozinha de Preta


O Coletivo Comida de Preta, formado por 4 mulheres soteropolitanas, tem como foco a valorização da cultura e gastronomia afro-brasileira e o empoderamento de mulheres negras através do empreendedorismo, resgatando a autoestima de mulheres negras e fortalecendo a comunidade.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑